logo fm91 logo 1500am whats-radio9

As ÊNCIAS da vida, por Cassiane Bender

 

Já teve a oportunidade de refletir sobre como as palavras terminadas em ÊNCIA têm um poder inimaginável em nossa vida? Vejamos.

Desde a infância nos deparamos com elas, e persistentemente. Quando pequenos, sentimos a ausência de nossos pais quando saem para trabalhar, e esse sentimento segue por toda a vida. A carência também é um sentimento que nos persegue, o ser humano por natureza é carente, necessita de alguém ao seu lado, para compartilhar lutas e vitórias.

Vamos crescendo, e é chegada a adolescência, fase turbulenta, momento de descoberta em vários sentidos, é hora de fazer escolhas que podem mudar nossa vida de cabeça para baixo. Então, a sociedade cobra que não percamos nossa essência, mas ao mesmo tempo precisamos mostrar eficiência, pois é hora de conquistar o mundo.

A vida vai passando, mas as ÊNCIAS seguem em nossa caminhada. Ao buscar o que almejamos, devemos ter prudência, para não atropelar aqueles que estão à nossa frente. Mas, ao mesmo tempo precisamos mostrar eficiência, para que possamos ser notados, e por quem? Pela sociedade, que julga sem pudor.

Seguimos nossa jornada, passando muitas vezes por dificuldades, tanto em casa, como no trabalho. Neste instante entra a experiência, que nos dá um ‘UP’, e faz com que destaquemo-nos, nos mais variados locais. Ser experiente torna a caminhada mais fácil, mas isso não quer dizer que não foi difícil chegar até aqui. Ao atingirmos o sucesso, temos que ter cuidado para não chegar à falência, é preciso continuar lutando e melhorando.

E em todo este trajeto, o que mais precisamos ter é paciência. Necessitamos dela para seguir nossa luta diária, vencer os desafios, suportar alguns erros cometidos, e é claro, aceitar as opiniões alheias. Sem ela, não conseguiríamos prosseguir, pois tudo seria tempestade.

Enfim, chega a palavra mais importante: resiliência. Esta ÊNCIA aprendi com uma amiga, que para não a esquecer, a tatuou na pele. Mas o que é resiliência? Com certeza é uma palavra um tanto desconhecida. Vamos às explicações: resiliência é voltar ao estado normal após uma grande mudança. É a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum (fonte: www.significados.com.br).

Trazendo para o contexto das nossas vidas, a resiliência se faz presente quando já não temos esperança o suficiente. Muitas vezes passamos por dificuldades, somos alvejados por coisas ruins, perdemos pessoas, enfim, acabamos por nos fechar para passar esses momentos. É neste instante que entra a resiliência. Onde fazemos de um tudo para superar, recuperar nossa força e vontade de viver, resiliência é saber lidar com os problemas cotidianos sem deixar de ser quem se é. Também diz respeito à tomar medidas resolutivas, e ter um grande equilíbrio emocional.

RESILIÊNCIA é a palavra do momento. É a ação que precisamos buscar nos nossos dias. É cair, mas saber levantar e continuar andando na direção que você quer para a sua vida. Saiba ser resiliente e surpreenda-se!