logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Área com soja no RS deve aumentar em 127 mil hectares, diz Emater

soja

O Rio Grande do Sul deve plantar 127,3 mil hectares a mais de soja na próxima safra de verão. O número representa um aumento de 2,7% da área plantada, em especial na metade sul do estado. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (29) pela Emater-RS durante a Expointer 2013, em Esteio, Região metropolitana.

O levantamento de intenção de plantio para a safra de verão 2013/2014 aponta que do montante de novos hectares, 96,2 mil serão de áreas novas que eram tradicionalmente ocupadas pela pecuária e pela produção de arroz na Região Sul do estado. 

Segundo o presidente da Emater-RS, Lino De David, este aumento na área de plantio de soja no na Região Sul vem ocorrendo devido ao avanço tecnológico no segmento. "Está ocorrendo uma migração para a Região Sul e isso se explica pelo preço do comodities da soja, que hoje permite que produtores da Região do Planalto e da Região Central façam esse movimento de migração, arrendado terras e plantando soja", diz.

De acordo com o estudo o aumento do plantio do grão deve ser significativo nas regiões de Bagé e Pelotas, com projeção de crescimento de 120% e 184% respectivamente. A expectativa para a safra 2013/2014 é de 12,76 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 0,07% em relação a supersafra deste ano.

O estado deverá ter pouca variação em relação à área a ser plantada com as principais culturas de verão (arroz, feijão 1ª safra, milho e soja) na comparação com o semeado no ano anterior. O levantamento indica uma variação 1,67% a mais, o que chega a 7.01 milhões de hectares. Já a produção deverá ser de 26,3 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 0,27% no comparado com a safra anterior, segundo o levantamento preliminar.

 

FONTE: G1