logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Jornada Nacional da Literatura teve semana cheia

jornada da literatura

Acontece em Passo Fundo até amanhã, 31/8, a 15ª edição da Jornada Nacional da Literatura. O evento, pioneiro no calendário literário no Brasil, é grande incentivador do processo de formação de leitores e

responsável pelo título de Capital Nacional da Literatura, concedido pela Presidênciada República à cidade localizada no norte do estado do Rio Grande do Sul.

Os mais de 28 mil inscritos na edição de 2013 tiveram e ainda terão a oportunidade de interagir com 101 escritores e intelectuais de 11 nacionalidades, nos debates sobre o tema “Leituras Jovens do Mundo”.

Dentre convidados internacionais estão o diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade de Barcelona, Cesar Coll, e o romancista mexicano Alejandro Reyes. Dentre os brasileiros, destacam- se Walcyr Carrasco, Roberto DaMatta, Laura Müller e André Vianco. A Jornada é uma realização da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

O tema “Leituras Jovens do Mundo” explora o potencial, as preferências e a diversidade de interesses e de comportamentos necessários ao entendimento e à sintonia com os jovens. A programação, que acontece bianualmente desde 1981, foi renovada com o passar das edições, contemplando, hoje, além do debate sobre educação, cultura e tecnologia, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais,

eventos diversificados, concursos, conversas e todo o tipo de inter-relações entre leitores e autores.

Durante os cinco dias desta edição, os convidados debaterão sobre questões como corpo, sexualidade e afeto, o jovem da ficção à telenovela, trabalho, autonomia e consumo, faces na rede e a leitura das ruas.

Dentre as grandes novidades dessa edição estão: o festival Páginas Saborosas, programação especialmente voltada para a gastronomia; o Encontro Internacional de Bibliotecários e Mediadores de Leitura e a Jornada UPF, programação especial voltada para professores e alunos da universidade anfitriã.

 

FONTE: ABCNotícias