logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Viaja Mais Melhor Idade oferece descontos especiais para idosos

viaja melhor idade

 

A segunda edição do programa Viaja Mais Melhor Idade, que oferece descontos e vantagens exclusivas em pacotes turísticos para idosos, foi lançado nesta quarta-feira (4), às 17 horas, durante a 41ª Feira de Turismo das Américas, em São Paulo. O objetivo do programa é movimentar o mercado interno brasileiro nos períodos de baixa estação. A principal novidade para esta segunda edição do Viaja Mais Melhor Idade é a possibilidade de comprar serviços separadamente e a entrada de instituições bancárias como parceiras da iniciativa. 

Na primeira edição, que funcionou de 2007 a 2010, a comercialização era restrita a pacotes fechados ou serviço de hospedagem. Segundo dados do IBGE em 2011, os idosos brasileiros respondem por 12,1% da população, o equivalente a 23,5 milhões de pessoas.

A meta é oferecer um projeto mais amplo e mais vantajoso para o consumidor, com a possibilidade, inclusive, de oferta de promoções para aposentados e pensionistas com 60 anos ou mais também em períodos de alta estação, a critério da empresa participante.

Inicialmente, o programa trabalhará com operadoras de turismo e agências de viagem; na segunda fase, a proposta é contar com empresas dos mais variados portes, que atuem nas diversas atividades do setor: receptivos locais, parques temáticos, companhias aéreas, meios de hospedagem e locadoras de veículos, entre outras.

“O programa vai movimentar o mercado interno de viagens, principalmente na baixa temporada, por meio de descontos e vantagens exclusivas”, explica o ministro Gastão Vieira. 

A lista de parceiros já credenciados será divulgada durante o lançamento oficial e estarão disponíveis no site do programa. Os descontos partem de 20% e os benefícios foram formatados com exclusividade para o programa. Os idosos também serão beneficiados com linhas de crédito consignado com taxas de juros inferiores a 1% ao mês e com prazo de pagamento de até 48 meses.

Além de assegurar a venda de pacotes e serviços turísticos na baixa temporada e de projetar a imagem do empreendimento, as empresas participantes do programa também poderão ter acesso a linhas de crédito formatadas especialmente para o setor, como Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e BNDES ProCopa.

Para participar do programa, as empresas precisam ter cadastro regular no Cadastur e oferecer um benefício/vantagem exclusivo para o programa.

Em 2007, quando a primeira edição do programa foi lançada, foram vendidos nove mil pacotes com saídas apenas de Brasília e São Paulo, para 12 destinos diferentes. O volume foi 30% superior à meta estabelecida pelo Ministério. Em 2010, a projeção de venda anual de 180 mil pacotes foi rapidamente superada. O programa bateu a meta, comercializando 210 mil pacotes. A soma de pacotes vendidos, entre 2007 e 2010, chegou aos 599 mil.

Iniciativa

O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo cujo objetivo é facilitar e estimular os brasileiros com 60 anos ou mais a viajar pelo País. O programa oferece pacotes para viagens em grupos com origens e destinos específicos e serviços diferenciados, além de ofertas de meios de hospedagem em todo o Brasil. Além de promover a inclusão social dos idosos, o Viaja Mais Melhor Idade fortalece o turismo interno e gera benefícios por todo o País.

FONTE: PORTAL BRASIL