logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Nova Boa Vista: Programa Municipal Mais Leite

propriedade de peterson

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, com mais de 3,3 bilhões de litros anuais, significando 12% da produção nacional, ficando atrás somente de Minas Gerais. São produzidos diariamente no RS em torno de 9,5 milhões de litros de leite, produção esta, muito abaixo da capacidade do parque industrial do Estado, que é de 16 milhões de litros/dia. A produtividade é uma das melhores do Brasil, chegando a 2.336 litros/vaca ordenhada por ano. Existem no estado do Rio Grande do Sul 441 mil estabelecimentos rurais dos quais 134 mil são produtores de leite, sendo que 70% deles comercializam menos de 100 litros do produto por dia (conforme censo agropecuário 2006).

O município de Nova Boa Vista, visando o crescimento da produção da bacia leiteira, optou no ano de 2010 por criar um novo programa de incentivo a bacia leiteira do município, programa este denominado Mais Leite.

O Programa Municipal Mais Leite tem o objetivo de conceder incentivos a produção leiteira mediante assistência técnica, orientações, subsídios e incentivos visando adequar a propriedade rural e o produtor ao desenvolvimento da produção de leite.

Após realizada e finalizada a primeira etapa do programa que teve duração de três anos e contemplou três propriedade, neste ano de 2013 foi feita uma nova seleção dos interessados onde foram selecionadas 10 propriedades, uma em cada localidade, onde as mesmas estão recebendo visitas da equipe técnica da Secretaria da Agricultura e Emater.

A primeira visita em cada propriedade teve o objetivo de fazer um levantamento da situação atual da propriedade e do rebanho leiteiro, visando fazer o planejamento da propriedade. Já foram coletadas amostras de solo que foram encaminhadas para analise para que se faça uma adubação correta do solo, também, foram georreferenciadas as áreas as quais receberão pastagens perenes.

 

FONTE: ABCNotícias