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Borracha de pneu vira matéria-prima de bolsas e acessórios sustentáveis

bolsa de pneu

Inspiração, amizade e consciência ambiental compõem o espírito de uma marca de Porto Alegre que transforma a borracha de pneus e até os tecidos de guarda-chuvas em bolsas  totalmente sustentáveis. Criada em 2010 pela publicitária Adriana Tubini e pela estilista Itiana Pasetti, a grife usa matérias-primas alternativas para criar acessórios diferenciados.

A marca, chamada Vuelo, significa voo em espanhol e ilustra o conceito da marca, de alçar voos cada vez maiores, de acordo com as sócias. O primeiro produto a ser desenvolvido com os dois materiais reciclados foi uma weekend bag (bolsa de final de semana). Atualmente, a empresa produz uma linha que vai de bolsas e mochilas até capas para tablets e cadernetas de anotação.

Para dar forma a cada uma das criações, são usados materiais repletos de história e “quilômetros rodados”, como diz Itiana. A modelagem fica a cargo das duas sócias. Já a borracha utilizada é recolhida por uma pessoa que passa em diversas borracharias de estrada e pequenas fábricas que arrumam câmara de pneus. O tecido dos guarda-chuvas, que vira o forro das bolsas, é separado por coletores de lixo seco.

pneu

 Feita a seleção, o material separado segue para uma equipe que higieniza cada peça. Depois a borracha e o tecido são enviados para São Leopoldo no Vale do Sinos, onde cada peça é costurada pelas mãos de um casal.

“Todos fazem parte da Vuelo, os chamamos de 'vuelistas'. Remuneramos todos os envolvidos no processo. É como uma espécie de coletivo, onde todo mundo trabalha junto. A empresa não é um produto, é um projeto de ideias onde as bolsas são apenas uma parte do todo”, explica Itiana.

Cada peça é única, seja pela textura da borracha que estampa, pelos forros multicoloridos ou pelo trabalho quase artesanal. No caso de a peça ficar velha, a empresa tem uma logística reversa para dar um fim consciente aos materiais, impedindo que voltem a ser resíduos.

A estratégia da empresa é fazer a diferença, criando novas formas de estar no mundo. Tanto é que a empresa não tem loja própria. Faz menos de seis meses que o negócio de Itiana e Adriana ganhou o mercado de Porto Alegre. As peças são comercializadas em lojas coletivas, butiques e através do site da marca.

 

FONTE: G1