logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Quem é Gildinho, o Patrono dos Festejos Farroupilhas 2013

gildinho

Em reunião realizada pela Comissão Estadual, o líder dos Monarcas, foi escolhido Patrono dos Festejos Farroupilhas do RS em 2013.

Nésio Alves Corrêa, mais conhecido por Gildinho, nasceu no interior de Soledade (RS), no dia 18 de janeiro de 1942. Foi criado numa família humilde e numerosa. Morava no campo, ajudando os pais nas lidas campeiras. Muito cedo ficou órfão de pai e aos 15 anos já arranhava uma gaita nos saudosos bailes de candeeiro para onde ia sempre a cavalo. A sua primeira acordeona foi comprada em troca de duas cabeças de gado e uma guaxa.

Em 1961, Nésio deixou a família, a vida no interior de Soledade e foi embora para Erechim (RS) em busca do sonho de se tornar músico profissional. Lá conheceu amigos e iniciou a sua carreira tocando nos programas de rádio, de auditório, como o “Amanhecer no Rio Grande”, pela Rádio Difusão, e mais tarde, o “Assim Canta o Rio Grande”, pela Rádio Erechim. E foi no rádio, devido ao seu favoritismo pelas músicas de Gildo de Freitas, que recebeu o nome artístico de Gildinho. Com a audiência dos programas, Gildinho começou a animar pequenos bailes na região.

Gildinho passou a liderar um dos grupos que se tornaria mais tarde uma referência na música regionalista gaúcha. De ritmo animado, marcante, a música fandangueira do grupo passou a conquistar admiradores e ficar conhecida como “O tranco d´Os Monarcas”. Os Monarcas são um dos poucos conjuntos que preservam a autenticidade da música tradicionalista gaúcha e também de maior longevidade, 40 anos de história.

Além disso, o grupo foi agraciado com cinco discos de ouro e um DVD de ouro; e gravou 36 trabalhos. No entanto, a maior conquista tem sido manter a formação com um grupo sólido e talentoso, com artistas implacáveis. A cada etapa da carreira, a família Os Monarcas aumenta o número dos integrantes e mostra porque está entre os maiores grupos de música tradicionalista gaúcha.

Em maio de 2005 o grupo realizou uma turnê nos Estados Unidos para encontrar gaúchos saudosistas e também mostrar aos norte-americanos a música tradicionalista do Sul do Brasil. Os Monarcas apresentaram-se no Clube Lido, em Revere (Boston) e no CTG Distante da Minha Terra, em Newark (Nova Jersey).

Em 2011, a cidade que adotou Gildinho o presenteou com o convite de ser, junto com o irmão Chiquito, homenageado especial na Feira do Livro. Além disso, teve a satisfação de participar do lançamento do livro “Homens de Sucesso – A história de Chiquito e Gildinho” e no momento vive momentos de emoção acompanhando a finalização do filme “Os Monarcas”, que contará toda a trajetória de sua vida e carreira.

No ano de 2013, a comissão estadual escolheu Gildinho para ser o patrono dos festejos farroupilhas do RS por sua trajetória que honra a musicalidade regionalista do estado, suas atitudes, personalidade e carisma com o público. Gildinho, que já conquistou a Medalha do Mérito Farroupilha, Troféu Guri e indicações a prêmios nacionais, como o Sharp, juntamente com Os Monarcas, também figurou entre os grupos musicais mais lembrados pelos gaúchos, segundo pesquisa da Revista Amanhã. Agora ele se junta ao elenco de homenageados como Luiz Menezes, Paixão Cortes, Nico Fagundes, Wilmar Winck de Souza, Telmo de Lima Freitas, Rodi Borghetti, Alcy Cheuiche e Nilza Lessa.

 

FONTE: MTG