logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Primeiro clone de uma vaca holandesa é apresentado, em MG

clone de vaca

O primeiro clone de gado holandês nascido no Brasil é uma bezerra, que nasceu de cesariana no dia 10 de agosto, mas só agora foi apresentada.

        Marc Massarati, responsável pela clonagem, explica que as células retiradas do tecido de uma vaca foram cultivadas em laboratório. O processo durou sete dias e gerou um embrião que foi implantado em um animal receptor, também chamado de barriga de aluguel.

O sucesso do projeto, segundo o presidente da empresa que realizou a clonagem, comprova que hoje o Brasil é uma referência nesta tecnologia.

      As células que deram origem ao clone saíram de uma vaca que fica em uma fazenda em Pouso Alegre,  no sul de Minas Gerais. Taormina tem seis anos de idade e pesa 900 quilos. Ela foi escolhida por pertencer a uma genética apurada.

O clone produzido será registrado com o mesmo nome: Taormina. A diferença é que vai ser acrescentado um sufixo, clo-1, que significa que ele é o primeiro clone produzido por este animal.

Por enquanto, a vaca matriz e o clone vão ficar separados, mas por pouco tempo, cerca de seis meses. Esse período de isolamento da bezerra é importante para que os pesquisadores possam estudar de perto o desenvolvimento inicial do clone.

 

FONTE: G1