logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Ação para aumento do recadastramento biométrico

biomtria

Todas as segundas e quartas-feiras um ônibus leva eleitores a Sarandi e nos dias 16, 17 e 18 de setembro a Justiça Eleitoral atenderá junto à prefeitura de Barra Funda para que os eleitores não deixem para a última hora

Em reunião realizada na última semana no gabinete do prefeito Alexandre Elias Nicola de Barra Funda, administração municipal e Justiça Eleitoral firmaram uma parceria para mobilizar a população barra-fundense a realizar o recadastramento biométrico. Prefeito e chefe do Cartório Eleitoral de Sarandi, Adriano Camargo, acordaram que o cartório atenderá em dias e horários diferenciados e que a prefeitura também disponibilizará ônibus para o transporte dos eleitores, tudo para que os cidadãos de Barra Funda possam cumprir com a obrigação estabelecida em lei.

Até o fechamento desta edição 59,30% das pessoas que votam em Barra Funda, isto é, 1.403 eleitores dos 2.366 haviam cadastrado as digitais. O procedimento é necessário para que na próxima eleição o exercício do voto possa ser feito no novo sistema de urnas que facilita a identificação, diminui o tempo gasto na hora da votação e evita de uma pessoa votar por outra.

Prefeito e chefe do cartório esperam que os números possam aumentar e que as pessoas não deixem para a última hora. Na parceria estabelecida, a prefeitura se comprometeu em disponibilizar transporte todas as segundas e quartas-feiras para facilitar o acesso dos eleitores ao Cartório Eleitoral. O ônibus sai às 13h, em frente à prefeitura.

O cartório eleitoral atenderá no sábado e domingo dias 14 e 15 de setembro, das 12h às 19h, e ainda nos dias 16, 17 e 18 de setembro junto à prefeitura, das 10h às 17h. Nos dias em que será realizado atendimento na prefeitura não haverá transporte para Sarandi.

Para fazer o recadastramento é simples: o eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral, em Sarandi, ou comparecer na prefeitura de Barra Funda, nos dias estabelecidos para o atendimento, com o título de eleitor original, com a original e cópia da carteira de identidade e também do CPF e com o original e cópia do comprovante de residência em nome do eleitor. Se o eleitor tiver entre 16 e 21 anos pode apresentar o comprovante de residência em nome dos pais, se o comprovante estiver no nome do marido ou da esposa, deve trazer junto original e cópia da certidão de casamento ou da declaração de união estável. Em outras situações o eleitor deve consultar o Cartório Eleitoral.

O prazo para o recadastramento biométrico encerra dia 2 de outubro.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNotícias