logo fm91 logo 1500am whats-radio9

CTG Porteira Aberta fez história com seu VI Costelão

costelaonbvv

Por: Secretaria da Educação de NBV

 

Macanudo ou de lamber o bigode?!!! Simplesmente essas expressões gaudérias, definem um pouco mais o que foi servido e apresentado na última noitada de sábado, 7 de setembro.

Este VI Costelão do CTG Porteira Aberta com certeza aflorou o tradicionalismo no município de Nova Boa Vista e abriu cancelas para fazer sua história na região. Cabe lembrar que em sua primeira edição, no ano de 2003, na rua em frente à propriedade da Família Barbian, deu-se início a uma semente que, com o tempo, foi regada e bem cuidada. Na época foram colocadas apenas 3 costelas no fogo, em torno de 110 pessoas participaram.

De veredita no más, este evento foi crescendo e tomou uma bela proporção vista a olho nu na noite de sábado. Cabe ressalvar que foram 20 costelões, chegando a 700kg de costela assada, mais saladas, mandioca e sobremesas à vontade.

costelaonbvv

Em meio ao jantar vários patrões de piquetes e CTGs tiveram a oportunidade de divulgar seus eventos bem como de comentar sobre o costelão, sendo que o depoimento que mais chamou atenção foi do Sr. Edson Cottica representante do CTG Rincão Gaúcho de Linha Carijo, expressando a alegria da parceria existente com nossa entidade, bem como, sugeriu ao “Porteira Aberta” que ao invés de fazer um costelão por ano que se fizessem duas edições devida a proporção do evento e da forma bem organizada que tudo ocorreu, uma vez que foram servidas 1056 pessoas.

Cabe ressalvar que este evento também teve sucesso devido ao empenho e a disposição da Invernada Artística de Danças do CTG Porteira Aberta, que abrilhantou o público com sua apresentação após o jantar.

costelaonbvinv

Os ensaios destas turmas da invernada tiveram início no mês de junho nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil e Adulta, e na superação, aceitaram o desafio de em tão pouco tempo estar se apresentando com a casa cheia, onde mais de 1.500 pessoas assistiram e vibraram com a arte e cultura apresentada em 8 danças.

“O Posteiro de Invernada o professor Leandro Bergamim, não pôde se fazer presente na apresentação devido ter dois CTGs em que também instrui as invernadas artísticas, classificados na faz semifinal do ENART, provando assim a qualidade do profissional, viabilizado numa bela parceria entre o Poder Público Municipal de Nova Boa Vista e o CTG Porteira Aberta, que juntos viabilizam um baita projeto cultural, de apoio ao programa de Combate às Drogas, bem como de educação moral e regras, onde, dentro do CTG devem ser respeitadas a risca, pois o tradicionalismo além do lado festivo tem seu lado de ordem e regramento”, disse a equipe do CTG Porteira Aberta.