logo fm91 logo 1500am whats-radio9

CTG Galpão Crioulo preparou programação especial

logo festejos

A Semana Farroupilha começou no Rio Grande do Sul em 1947, quando alunos do Colégio Júlio de Castilhos, de Porto Alegre, fundaram junto ao Grêmio Estudantil o Departamento de Tradições Gaúchas. Uma centena de professores e alunos, entre eles Paixão Cortês, Antônio de Sá Siqueira, Celso Campos, Orlando Jorge Degrazia, Ciro Dias da Costa, Fernando Machado Vieira, Cyro Dutra Ferreira e outros, em suas reuniões, tinham a preocupação principal de preservar, desenvolver e proporcionar uma revitalização da cultura riograndense. Esta reunião marcou o dia 20 de setembro como o marco máximo da Revolução Farroupilha, data da tomada de Porto Alegre e começo da Revolução Farroupilha.

Na maioria das cidades do Rio Grande do Sul é preparada uma programação especial, geralmente, organizada por CTG’s ou outros órgãos tradicionalistas.

Em Chapada, já no dia 1° de setembro foi realizada a Abertura Oficial da Semana Farroupilha da 7ª Região Tradicionalista com a chegada da Chama Crioula trazida da cidade de Nicolau Vergueiro / RS para o Parque de Rodeios da Roselândia em Passo Fundo / RS. O CTG Galpão Crioulo de Chapada/RS juntamente com outras entidades tradicionalistas recebeu a Centelha da Chama Crioula, que será usada para o acendimento da Chama Crioula na Semana Farroupilha de Chapada.

O lema do CTG Galpão Crioulo é: ‘defender sempre em qualquer chão a pátria e a tradição’. Amanhã, sábado, inicia a programação, que se estende até o dia 20 de setembro, confira:

14 DE SETEMBRO – SÁBADO

16h: acendimento da Chama Crioula no cemitério, em memória a todos os tradicionalistas que estão sepultados e contribuíram para o engrandecimento da Cultura Gaúcha no município de Chapada.

18h: Hasteamento dos Pavilhões e chegada da Chama Crioula no CTG Galpão Crioulo, iniciando a Programação da Semana Farroupilha.

20h: Jantar. Churrasco, logo após apresentações das invernadas artísticas do CTG e fandango com o Grupo Os Macanudos de Carazinho / RS.

15 DE SETEMBRO – DOMINGO

13h: domingueira para Grupos da Terceira Idade com apresentações das invernadas artísticas do CTG e Integração Cultural.

16 DE SETEMBRO – SEGUNDA – FEIRA

8h30min: integração com apresentações das invernadas artísticas do CTG e escolas do município dentro do tema do Projeto Cultural do CTG Galpão Crioulo.

13h30min: continuação do Projeto de Integração Cultural do CTG com invernadas artísticas, APAE e escolas do município.

20h: Ronda Crioula a cargo do CTG.

17 DE SETEMBRO – TERÇA-FEIRA

20h: Ronda Crioula. Jantar: matambre (venda de cartões antecipados e limitados).

18 DE SETEMBRO – QUARTA-FEIRA

20h: Ronda Crioula a cargo do Piquete Tio Arizoli Carvalho. Jantar: churrasco de leitão e ovelha (venda de cartões com Nico. Cel. 54 9987-6318).

19 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA

20h: Ronda Crioula a cargo do CTG.

20 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

8h30min: missa crioula na Igreja Matriz

9h30min: desfile farroupilha.

12h: churrasco.

14h: apresentação das invernadas artísticas.

14h30min: domingueira com o Grupo Os Macanudos de Carazinho/RS

18h: arriamento dos pavilhões e encerramento da Semana Farroupilha.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNotícias