logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Projeto de pesquisa da Escola Celeste Gobbato foi apresentado em Portugal

portugal 

Nesta semana o ABCNotícias foi procurado pela chapadense Carine Meier, de 19 anos, filha de Paulo e Claudete Lúcia Meier, para falar sobre a experiência que teve em Portugal há alguns dias atrás.

Carine é Técnica Agropecuária, pela Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões, e atualmente, cursa Agronomia, na Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen.

Perguntada sobre o objetivo da viagem, Carine explicou que os alunos da escola Celeste Gobbato têm a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa cientifica. “No nosso caso, geramos o seguinte trabalho: Análise da Adequação Nutricional das Refeições de uma Escola Técnica - Um Estudo de Caso. O projeto visava estudar todas as refeições que a escola proporciona aos alunos, lá acontece o regime de internato, os alunos chegam na segunda e vão embora na sexta, se alimentam exclusivamente das refeições que a escola lhes oferta. Então permanecemos durante um mês dentro da cozinha avaliando as seguintes refeições: café da manhã, almoço, janta e ceia. E através da investigação podemos provar cientificamente que as refeições não estão de acordo com o ideal. Somos alunos na faixa da adolescência fase esta onde ocorre o desenvolvimento do nosso corpo e os bons hábitos alimentares, o que queríamos eram refeições adequadas às nossas necessidades energéticas, evitando o consumo excessivo de alimentos com alto teor de colesterol, ainda na análise levamos em consideração que todas as atividades realizadas na escola são feitas pelos próprios alunos, portanto a recomendação para nós é outra do que os demais adolescentes na nossa faixa etária”, disse Carine.

O projeto foi desenvolvido no ano de 2012 dentro da Instituição, assim, Carine e os colegas participaram da MEP (Mostra de Escolas Profissionalizantes do RS), que aconteceu em Palmeira das Missões, após obterem bom desempenho, participaram da FECITEP (Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional), que se realizou em Porto Alegre. Na sequência, o grupo participou da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP), em São Paulo

“Nesta feira, meu grupo foi classificado para representar o Brasil na EJC (Encontro Juvenil de Ciência) que ocorreu em Lisboa Portugal. E ainda temos uma credencial para a participação da FENICIT- Feira nordestina de Ciência e Tecnologia em Pernambuco em outubro de 2013”, falou.

Foram a Lisboa, além de Carine, os alunos Fábio Cadoná, Eduardo Lopes da Silva e o professor orientador Emerson Brignoni Costa, e lá permaneceram por 10 dias. Para esta feira, participaram apenas 2 projetos do Brasil, o do grupo de Carine e outro de Minas Gerais.

pportugal

“Como tivemos bom desempenho, nossas despesas foram todas custeadas pelo Estado do Rio Grande do Sul, sendo que fomos em missão oficial do Brasil. Posso dizer que certamente foi uma experiência inesquecível, além de podermos divulgar melhor algo que foi feito por mérito nosso, pudemos ter trocas de experiências, conhecer uma cultura nova, e levar ao pé da letra a seguinte frase: O futuro começa aqui”, disse Carine.

Referente aos conhecimentos e a experiência, Carine falou: “O prazer em querer fazer mais e melhor, de poder ter outras oportunidades como esta, e poder divulgar ainda mais nossas origens e tradições é o melhor do conhecimento. E o mais importante, o estudo trás retorno a nós com inesquecíveis experiências. Finalizando queria agradecer primeiramente às nossas famílias que sempre nos deram apoio, aos amigos e pessoas da comunidade que acompanharam nossa trajetória pessoalmente ou pelos meios de comunicação. Bem como a toda equipe do Jornal ABCNotícias em conceder esta entrevista, a todos um muito obrigado”, encerrou Carine.

 

pportugall

 

FONTE: ABCNotícias