logo fm91 logo 1500am whats-radio9

17 mil fazem a 2ª fase da olimpíada de matemática neste sábado

 

Olimpiadas-escolares

 

 

 

Mais de 17 mil estudantes de escolas públicas e privadas classificados fazem a segunda fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) neste sábado (21).

Além das provas para os níveis fundamental e médio, começa também a participação dos  estudantes de graduação no nível universitário. Nesta última modalidade, os estudantes podem estar em qualquer curso ou período, mas é imprescindível que ainda não tenham se formado.

A prova terá duração de 4h30 em todos os níveis e será aplicada nas mesmas instituições onde os competidores estudam. Os horários de aplicação das provas devem ser confirmados diretamente com os professores responsáveis nas instituições de ensino.

A correção dos exames será realizada pelos professores das instituições participantes, segundo o gabarito oficial, a ser publicado nesta terça-feira (24, no site da olimpíada.

Classificam-se para a terceira e última fase os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério a ser estabelecido pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática, com base nos resultados nacionais alcançados nas fases anteriores da olimpíada.

As provas finais ocorrerão nos dias 19 e 20 de outubro em locais a serem definidos. A divulgação dos estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas, está prevista para dezembro.

Os medalhistas da competição serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, em janeiro de 2014, evento que dará inicio ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática.

FONTE: G1