logo fm91 logo 1500am whats-radio9

CTG Galpão Crioulo: Semana Farroupilha teve várias atividades

chama

 

A última semana foi marcada pelos Festejos Farroupilhas no estado do Rio Grande do Sul, sendo que o tema deste ano foi: “O Rio Grande do Sul no imaginário social - mitos, contos, lendas e crendices”, sendo que cada ano esse tema varia, e os CTG’s precisam seguilo ao preparar a programação da Semana Farroupilha.

No dia 14/9, houve o acendimento da Chama Crioula no cemitério da cidade, já à noite, aconteceu o Jantar Fandango, com animação dos Macanudos e apresentação das invernadas. No dia 15,

houve apresentação das invernadas para o Grupo da 3ª Idade Simpatia e para os pais dos integrantes do CTG.

Na segunda, 16, o CTG recebeu algumas escolas do município: o Instituto Estadual de Educação Júlia Billiart, EMEE Israelina Martins Silveira, EMEF Érico Veríssimo e APAE Espaço Criador. Também foi organizada palestra com Antônio Sérgio de Oliveira, defensor do tradicionalismo, também foi apresentada poesia pela prenda Anarlique Schneider, parlenda por Hayana Ribas e Varlei Panzenhagen, apresentação musical com Mateus Fink Roiter, e os alunos das escolas também fizeram suas apresentações.

Os presentes também puderam andar a cavalo, e prestigiar a apresentação de canto de Mariel e Mariângela Bícigo ao som da gaita, e apresentação das invernadas.

Durante a semana foi realizada a ronda crioula, e também, jantas no CTG. Também, como parte dos festejos, o CTG foi convidado a participar da Sessão Branca, realizada pela Loja Maçônica ‘Honra e Virtude’ de Chapada, onde foi possível conhecer o trabalho dos maçônicos, e também, foi realizada uma reflexão sobre a importância de todos os segmentos da sociedade se respeitarem e se unirem.

A Rádio Simpatia também organizou o programa ‘Rio Grande Farroupilha’, onde foram realizados depoimentos de integrantes do CTG Galpão Crioulo falando sobre diversos assuntos relacionados ao tradicionalismo.

Dando continuidade, no dia 20/9, houve a missa crioula na Igreja Matriz São José de Chapada, e também estava programado o desfile, porém, em virtude da chuva, este não aconteceu. Foi realizado almoço na sede do CTG Galpão Crioulo, contando com um ótimo público.

Quem esteve presente pode prestigiar apresentação dos Macanudos, declamação de poesia e apresentação das invernadas artísticas mirin e juvenil.

A patronagem do CTG agradece à todos que participaram, em especial a patroa Adriana Vieira, coordenadora das invernadas, aos pais, integrantes das invernadas

e todas as pessoas, que de uma forma ou outra contribuíram para a realização da programação. “A Semana Farroupilha é o festejo mais importante da tradição gaúcha, por isso, agradecemos a todos que colaboraram para que nossa programação se concretizasse”, falou a patronagem.

 

FONTE: ABCNotícias