logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Chuva, granizo e vento assustaram a população

 

temporal

 

Na tarde desta quinta-feira, 03 de outubro, um temporal com chuva, granizo e muito vento, causou muitos estragos em partes dos municípios de Chapada e Novo Barreiro, assustando a população. Conforme informações repassadas pelos ouvintes da Rádio Simpatia, bem como os prefeitos, houve grande perda em lavouras de trigo, aveia e milho, parreirais, além de galpões totalmente destruídos ou destelhados, árvores arrancadas.

Confira o roteiro de destruição, conforme as informações passadas pelos ouvintes:

 

CHAPADA

 

Linha Bonita: destruição de galpões e forte chuva de granizo.

Linha São Paulo: o cenário é de destruição, árvores, galhos, postes de luz, lavoura de trigo e aveia foram ao chão após a passagem do forte vento. As moradias, porém, não foram atingidas.

São João: mais de 42 mm de chuva, granizo, mas não teve estragos.

São Roque: lavouras e parreirais com perdas; destelhamento de galpões.

Santana: foi uma das localidades mais afetadas. Destelhamento de galpões e prejuízos nas lavouras. Acredita-se que o prejuízo seja de 30 a 50%, conforme as informações dos agricultores. A chuva chegou aos 110 mm.

Linha Westphalen divisa com Linha Borges: 10 cm de granizo, parreirais totalmente destruídos, árvores foram arrancadas.

Boi Preto: muito granizo.

 

PALMEIRA DAS MISSÕES

 

Quebrado (divisa com Novo Barreiro e Chapada): choveu 20 mm, pouco granizo, mas as pedras eram grandes.

 

NOVO BARREIRO

 

Em Novo Barreiro, nas localidades de Coxilha Rural (divisa com Boi Preto – Chapada) e Linha Ribeiro teve mais destruição. Algumas lavouras de trigo, milho e aveia tiveram perda de 100%.

Coxilha Rural (divisa com Boi Preto – Chapada): árvores e postes de luz arrancados, árvores sem folhas e galhos; plantação de trigo e aveia destruídos, vento forte.

Linha Ribeiro: muito granizo, galpões menores foram destruídos, molhando sementes; lavouras destruídas.

Linha Vargas: vento, chuva forte e granizo, galpões destruídos.

 

CARAZINHO

 

No município está em andamento a ExpoCarazinho e conforme as informações repassadas por Carlos Scheibe, teve apenas chuva forte, mas sem estragos e a feira segue normalmente.

 

A manhã desta sexta-feira (04) está sendo para reparar os estragos causados pela forte chuva, granizo e o vento que atingiram parte dos municípios da região.

A chuva intensa também causou transtornos em alguns pontos comerciais, públicos e residências. Estradas também foram prejudicadas. A queda de granizo trouxe problemas principalmente para a agricultura, plantações de trigo, aveia, pastagens e milho contabilizam perdas significativas.

Árvores não resistiram com a força do vento, sendo arrancadas desde a raiz, outras ainda, quebradas no tronco.

Confira algumas fotos dos estragos na comunidade da Linha São Paulo:

 

FONTE: REDAÇÃO RÁDIO SIMPATIA COM A COLABORAÇÃO DOS OUVINTES E ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADA (LEOMIR HENDGES)