logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama

 

OUTUBRO ROSA

 

Outubro iniciou e a cor rosa tomou conta do mundo, é o Outubro Rosa, um movimento internacional, que surgiu para conscientizar sobre o combate ao câncer de mama. Doença que afeta tantas mulheres no mundo todo. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

Segundo informações do site www.outubrorosa.org.br, a história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor de rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

Em Chapada, o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, também entrou no clima, sendo que logo no primeiro dia a sede estava cheia de balões, topes, lenços e fitas de cor rosa, embelezando o prédio, e também as mulheres que trabalham ali. Todos os dias, uma mensagem de conscientização será lida para os grupos das oficinas realizadas no CRAS. Também, está prevista, uma caminhada de conscientização com data ainda a ser marcada. O CAIS entrou no clima, assim como o CRAS, e aos poucos a cor rosa está tomando conta.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNotícias