logo fm91 logo 1500am whats-radio9

EMATER de Chapada realiza trabalho com escolas

EMATER

 

Durante os meses de setembro e outubro a EMATER/RS – ASCAR de Chapada realizou trabalhos com ênfase em educação ambiental juntamente com as escolas do município. Na EEEF Aloysio Hofer os alunos de 5º ano a 8ª série foram envolvidos em atividade de reflorestamento de uma nascente recebendo as orientações de como proceder para realização de reflorestamento e da importância da preservação de nascentes. Na EEEF Israelina Martins Silveira ministrou-se palestra para os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente, com o tema “Nosso Ambiente, nossa Casa”.

Dentro do Projeto Charão – Resgate do Pinheiro Brasileiro, projeto este conduzido pela Universidade de Passo Fundo em parceria com os municípios que possuem florestas remanescentes, e que tem como objetivo a preservação das Araucárias, a EMATER contribuiu com ciclo de palestras nas EMEF Emílio Carlos Linck, São Luiz Gonzaga e Érico Veríssimo realizando resgate histórico, econômico, social e ambiental das matas de araucárias, como também da fauna e da flora associadas a estas florestas, bem como legislação. Ao final das palestras realizou-se também georreferenciamento de pontos que apresentam exemplares de araucárias nas proximidades das escolas.

Segundo a Engenheira Agrônoma da EMATER, Joana Graciela Hanauer, responsável pelas atividades, “os recursos ambientais que dispomos são finitos e limitados, portanto há necessidade de repensarmos nosso modelo estratégico de desenvolvimento econômico e social, respeitando o equilíbrio dinâmico da natureza”.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNotícias