logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Operação Viagem Segura do feriado de Nossa Senhora Aparecida começa nesta quinta

viagemsegura

A 22º edição da Operação Viagem Segura de Nossa Senhora Aparecida se inicia às 23h59 desta quinta-feira (10). A fiscalização estará mobilizada para garantir que o final de semana, que inclui também o Dia das Crianças, seja de comemorações para todos os gaúchos. A operação, que reúne Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran/RS, Polícia Civil, Cetran/RS, Famurs e órgãos de trânsito municipais se estende até a meia-noite do domingo (13).

O feriado de Nossa Senhora Aparecida ocupa a quarta posição no ranking de mortes no trânsito nos feriadões, com uma média de 6,8 mortes por dia de feriado, número maior que a média geral dos feriados, que é de 4,6 mortes/dia. Em 2012, foram 16 mortes no local do acidente nos quatro dias da operação de Nossa Senhora Aparecida. Considerando-se os 30 dias pós-acidente, o Detran/RS contabiliza 26 vítimas fatais no feriado do ano passado.

A Operação Viagem Segura também estará com campanha de rádio e televisão, disseminando um alerta para a importância do uso do cinto de segurança. A campanha pretende mostrar que um gesto simples como colocar o cinto pode fazer uma grande diferença em um eventual acidente.

Nas 21 edições da Operação Viagem Segura já realizadas, foram 1,8 milhão de veículos fiscalizados, 252 mil infrações registradas, 7,1 mil CNHs e 25 mil veículos recolhidos. A fiscalização realizou, nesse período, 32,7 mil testes de bafômetro, registrando mais de 5,8 mil infrações por embriaguez (3.998 infrações administrativas e 1.819 enquadramentos em crime de trânsito).

 

Menos mortes no trânsito

As operações Viagem Segura, Balada Segura e outras iniciativas realizadas no Estado têm contribuído para reduzir gradualmente a acidentalidade no Estado. Comparando os primeiros oito meses dos últimos quatro anos, em 2013 morreram no trânsito 56 pessoas a menos do que em 2012, 40 pessoas a menos do que em 2011 e 180 pessoas a menos do que em 2010. Estima-se que o RS registre no período de janeiro a setembro uma queda de -5,2% no número de mortes no trânsito, em relação ao mesmo período do ano passado.

 

FONTE: GOVERNO RS