logo fm91 logo 1500am whats-radio9

No Outubro Rosa, Governo alerta para a importância da mamografia partir dos 40 anos

 

OUTUBRO ROSA

 

Neste Outubro Rosa, o Governo do Estado alerta as mulheres gaúchas sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama a partir dos 40 anos por meio da realização de mamografias e auto-exames, com auto-conhecimento, tanto visual como palpável.

Para isso, é necessário procurar o serviço de saúde mais próximo da residência e solicitar o encaminhamento para os exames. "As mulheres podem exercer a sua cidadania ativa para ter acesso à prevenção", diz o coordenador da Política de Saúde da Mulher do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Fernando Anshau.

Segundo ele, o Rio Grande do Sul possui mais de 250 mamógrafos, dos quais 123 são do Sistema Único de Saúde (SUS). "A Organização Mundial da Saúde prevê um mamógrafo para cada 240 mil habitantes. No Rio Grande do Sul, temos 50 mamógrafos para cada 240 mil pessoas, e isto quer dizer que temos mamógrafos suficientes. Nosso desafio é fazer cada gaúcha com mais de 40 anos chegar a fazer o seu exame de dois em dois anos", conclui.

Os registros sobre a realização de mamografias pelo SUS no RS apontam uma ampliação desde 2010, quando foram realizados 280 mil exames, em 2011, 316 mil, em 2012, 330 mil, e em 2013, só no primeiro semestre, 197 mil, devendo chegar a 400 mil este ano. A partir de janeiro de 2014, esses registros passarão a incluir as tomografias feitas nos serviços privados de saúde, através do Sistema do Câncer (Siscam).

O câncer de mama é considerado um dos mais agressivos. São 80 casos para cada mil mulheres e causa de mais de 1,1 mil mortes por ano no Estado.

 

FONTE: GOVERNO RS