logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Projeto declara o Tiro de Laço como esporte símbolo do RS

rodeiook

 

Com um universo estimado em mais de 50 mil praticantes e atração principal em rodeios e outras atividades do tradicionalismo, o Tiro de Laço deverá ser declarado oficialmente como esporte símbolo do Rio Grande do Sul. Com este objetivo que o deputado Giovani Feltes (PMDB) encaminhou projeto de lei na Assembleia Legislativa, onde define as características básicas desta tradição. “É um esforço no sentido de resguardar um aspecto fundamental da história do nosso estado, construída nesta relação com o cavalo”, justificou o deputado.

Através do projeto, Feltes define a atividade “como uma manifestação cultural em forma de esporte, que simula a prática secular de laçar o gado”. A proposta igualmente relaciona a prática ao uso obrigatório da indumentária típica gaúcha, composta de no mínimo da bombacha, camisa com gola e botões, lenço, guaiaca, chapéu e botas.

O Tiro de Laço inclusive já mobilizou seus defensores que, desde junho deste ano, estão organizados através de uma federação estadual. O objetivo é demonstrar os aspectos culturais da atividade diante de proposta que tramita no Congresso Nacional vedando o uso de animais nesta prática. “Desconhecem toda história de um povo que fixou suas divisas no lombo de um cavalo”, reforçou o peemedebista.


         FONTE: REDAÇÃO ASSESSORIA DE IMPRENSA PMDB-RS / ASSEMBLEIA LEGISLATIVA