logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Estado autoriza repasse de recursos para o desenvolvimento da erva mate

chimarrao

 

O secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, assinou nesta quarta-feira (16), durante seminário estadual em Arvorezinha, um convênio que autoriza e regula o repasse de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Mate (FundoMate) ao Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), a serem aplicados conforme o Plano de Trabalho Anual e Plurianual aprovado no Conselho Deliberativo do Fundomate.

A verba deve ser utilizada em ações que promovam o desenvolvimento da erva mate e seus produtos.

Mainardi também anunciou que, em novembro, durante o Turismate, em Ilópolis, o governo do Estado vai lançar o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate (Prodemate). Ele destacou a importância do seminário, cujo foco é o debate sobre a produção de mudas de qualidade. "A intenção é expandir e incrementar a oferta de matéria-prima, produtos e subprodutos do mate no país e em outros continentes", explicou. Para representar os produtores, sugeriu a criação de uma associação estadual.

Mais de 200 pessoas participaram, entre viveiristas, produtores rurais, ervateiros e membros de entidades representativas do setor. O evento ocorreu no auditório da prefeitura. Dentre os temas, foi tratada a produção de mudas de qualidade como garantia de alta produtividade dos ervais, melhoramento genético, legislação da produção de mudas florestais. Seleção de matrizes e produção de sementes melhoradas.

A promoção do evento é da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate/RS), Associação Amigos da Erva-Mate (AA Erva-Mate), Câmara Setorial da Erva-Mate, Prefeitura de Arvorezinha, Secretaria de Agricultura, Ecologia e Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar. O apoio é do Polo Ervateiro do Alto do Vale do Taquari, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS).

 

FONTE: GOVERNO - RS