logo fm91 logo 1500am whats-radio9

PALMEIRA DAS MISSÕES: Pedro Westphalen palestrou em Fórum

 

Pedro Westphalen abr13

O presidente do Legislativo Gaúcho, Pedro Westphalen (PP), foi palestrante, no início do mês, no V Fórum Saúde é Cidadania, promovido pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, em parceria com o IMAMA, na cidade de Palmeira das Missões. O evento faz parte da programação do “Outubro Rosa”, mês em que o foco das atividades é a prevenção ao câncer de mama.

A atividade ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade e contou com um público de cerca de 250 pessoas que assistiram palestras de conscientização. Marli Marcon, do Instituto da Mama do RS, deu um depoimento relatando como venceu a doença e destacou a importância do diagnóstico precoce. “O câncer de mama é uma doença complexa. Além das questões físicas existem desdobramentos emocionais e psicológicos que a tornam ainda mais delicada.

As ações do IMAMA são fundamentais para que os índices de mortalidade sejam revertidos em nosso estado. O trabalho que fazemos é de alerta, um despertar da consciência para todas as mulheres”, disse Marli.

Dentro da programação, a bióloga Enilda Ferreira, presidente do Instituto Nacional da Próstata, falou sobre o trabalho realizado junto aos homens, na prevenção ao câncer de próstata. “O Rio Grande do Sul é campeão em ocorrências de câncer de próstata.

De seis homens, um tem a doença e um a cada 36 morre vítima do câncer de próstata. Esses números fazem parte de uma triste realidade. Nós mulheres não queremos perder nossos companheiros. Temos que incentivar a prevenção para que nossos homens busquem a informação e tratamento adequado”, enfatizou Enilde.

Westphalen, que é médico especialista em obstetrícia e ginecologia, referendou o trabalho que vem sendo realizado com fóruns de prevenção, destacou o diagnóstico precoce e falou sobre os direitos dos pacientes. “Para sermos vitoriosos diante deste enorme desafio é preciso derrubar mitos e preconceitos, educar, debater e informar. É por isso que acredito no poder da educação, a maior ferramenta de transformação de um povo. Com a educação vamos ser um povo mais consciente, vamos atrás da prevenção e vamos viver mais e melhor”, concluiu ele.

Estiveram presentes no evento o secretário municipal da Saúde, Paulo Fernandes; o presidente da Câmara Municipal de Palmeira da Missões, vereador Olavo Borges; a presidente da Liga de Combate ao Câncer, Geni Zandoná Gehlen; a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ana Jossade Felix Vieira; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Karen Bittencourt Westphalen; vereadores e demais autoridades municipais da região.

 

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNotícias