logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Na semana das provas, 99,98% dos cartões foram entregues

ENEM

 

A menos de uma semana da realização da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 99,98% dos cartões de confirmação de inscrição já foram entregues aos candidatos. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira, 21. O Enem recebeu este ano a inscrição de 7.173.574 candidatos.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 53.551 cartões de confirmação foram devolvidos. O principal motivo constatado pelos correios é que de o número indicado no endereço não existe. Foi enviado um e-mail com o cartão de confirmação digital para todos os 53.551 que não receberam o cartão físico. Deste total, 97% recebeu mensagem SMS, no entanto 1.863 candidatos – 3% do total – não cadastraram celular, e desses 795 já acessaram o sistema pela internet.

O ministro fez um apelo para os 1.068 candidatos que não receberam o SMS e não acessaram o sistema entrem no sistema online e imprimam o comprovante. 

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo) próximos, com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão cinco horas e meia para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As duas últimas também terão 45 questões cada uma.

Cores – Os cadernos de prova são apresentados nas cores azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Assim, inicialmente, o participante deve ler as instruções contidas na capa do caderno de prova e verificar se este contém a mesma quantidade de questões indicada no cartão de respostas. Antes de iniciar a prova, é preciso marcar, nesse cartão, a opção correspondente à cor da capa do caderno de prova. O candidato deve ainda transcrever no cartão a frase apresentada na capa do caderno. A frase serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato. Não é considerada para fins de correção. O mesmo vale para as folhas de rascunho e marcações assinaladas no caderno.

Por fim, enquanto estiver fazendo a prova, o candidato precisa planejar o tempo e reservar pelo menos 30 minutos para o preenchimento do cartão de respostas. Manter a concentração pode fazer diferença, já que eventuais rasuras e a marcação de mais de um item por questão não serão admitidas na hora da correção.

Lembrete – Os estudantes que farão as provas do Enem 2013 devem estar atentos ao tipo de caneta permitido. Para fazer as provas e a redação e preencher o cartão de respostas, o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.

Todo o material que o candidato levar para a sala de provas, como lápis, lapiseira e borracha, deve ser colocado na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira. Depois da prova, o estudante deve levar para casa a embalagem com os objetos. 

Confira a apresentação completa do ministro Aloizio Mercadante

 

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO MEC