logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Caminhos da maturidade: Tema do último Ponto de Vista repercutiu no município

pv gilberto

 

No sábado, 19 de outubro, esteve participando do programa Ponto de Vista da Rádio Simpatia, o pediatra Gilberto Luiz Auler Feldens, funcionário da Secretaria Estadual da Saúde, que trabalha há mais de 30 anos em Palmeira das Missões, falando sobre os ‘Caminhos da Maturidade”. O tema foi muito comentado durante a semana.

O assunto foi uma indicação de Otmar Richter, pois o médico Gilberto faz parte da diretoria do Clube Centenário e palestra sempre para as debutantes e seus familiares. Gilberto tem um projeto que trabalha com os caminhos da maturidade do adolescente.

Segundo ele, “muitas famílias são destruídas pelo caminho errado que os seus filhos adolescentes seguem, e o melhor tratamento é o diagnóstico, que é precocemente as famílias terem esta consciência, da organização, da maturidade, de um caminho saudável que os filhos possam ter.

Muitas famílias recebem essa herança séria de filhos que se envolvem tanto no uso e abuso de álcool, também em maus hábitos do dia a dia, como a má alimentação. Os jovens precisam tentar ter um equilíbrio físico, mental, social e espiritual. Os jovens espiritualmente falando, acham uma breguice acreditar em igreja, e acham que missa, independente da religião, é coisa de velho.

Na verdade, a espiritualidade é hoje um dos grandes alicerces para a saúde deles, que precisam de Deus, e conviver dentro de uma espiritualidade, independente de religião. Está provado em estudos, de universidades sérias do país, que pessoas, jovens que acreditam em Deus resolvem mais seus ‘embrulhos’ e suas doenças do que aqueles que não acreditam. Temos que tentar lutar para que eles tenham um equilíbrio físico, mental e social, e o espiritual como alicerce central de tudo. Falo em físico, porque os jovens de hoje estão comendo muita porcaria, estamos vivendo num mundo da obesidade, os jovens estão muito gordos. No nosso tempo fazíamos atividades físicas de gasto calórico nas brincadeiras, comíamos muitas frutas direto dos pomares.

Hoje, os jovens comem muitos alimentos artificiais, coloridos, com gordura saturada. Estamos vivendo no mundo das calorias. Têm adolescentes de 15 anos que têm glicose elevada e já são diagnosticados com diabete tipo 2, que não é hereditária, é de má alimentação.

A grande maioria dos jovens estão trocando o dia pela noite, eles não fazem exercícios físicos, a computação, os eletrônicos, os faces tem seu valores, jamais falaria que o avanço tecnológico não é importante, mas passar o dia na frente de um computador, comendo alimentos coloridos e não sair ao ar livre, com atividades físicas, comer uma fruta, isso faz parte da vida de poucos jovens”.

Os pais muitas vezes não admitem o que está acontecendo com seus filhos. Quando tem algo errado é a família que precisa tomar uma atitude, “a essência, a origem, e a grande prevenção dos problemas do jovem se chama família. Infelizmente hoje há muitas famílias desestruturadas, quando falamos em família se fala em núcleo familiar.

Um família deve ter 5 pontos chaves: diálogo, exemplo, amor, carinho, disciplina e limites. Muitos pais acham que as escolas precisam resolver os problemas dos seus filhos, mas essa parte é da família. O básico de tudo é a família, temos que nos agarrar na estabilidade da família”.

Na questão bebidas, sexualidade e drogas, Gilberto falou que “os pais precisam trabalhar a sua cabeça porque os tempos mudaram. É muito importante o diálogo, os jovens precisam estar preparados para essa nova realidade, e os pais precisam conversar com eles sobre isso. Os pais têm que entender que o sexo é algo comum, mas deve-se ter cuidados. Solução: orientação dos pais sobre a responsabilidade e as consequências; o próprio jovem nas escolas.

É importante ter educação sexual nas escolas, que tenha núcleos de estudo dentro das escolas, de orientação sexual, hoje pode-se aprender sexo nas escolas certo; políticas públicas de saúde em relação a sexualidade do adolescente, que envolva secretarias municipais, coordenadoria e ministério público, e campanhas que envolvam imprensa, igreja, comunidades e clubes de serviço com esclarecimento maior de sexualidade”.

A Rádio Simpatia, o CAIS, Secretaria Municipal da Saúde, escolas e Hospital São José, estudam a viabilidade de realizar uma palestra com o médico Gilberto Luiz Auler Feldens, em data, local e horário a ser marcado.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNotícias