logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Brasileiros gastam mais dinheiro com carro do que com alimentação, revela pesquisa

Oficina Mecanica

 

Os brasileiros estão gastando mais com o automóvel do que com a alimentação, segundo o Ibope. O gasto representa 18 por cento dos mais de um trilhão e meio de reais do consumo da população em 2013. O montante, resultado da combinação de crédito fácil, transporte público ruim e a paixão do brasileiro pelo carro, ultrapassa até mesmo as despesas com educação e saúde. De acordo com economistas, até o final do ano, os brasileiros vão gastar com o carro, seis e meio por cento a mais do que no ano passado.

O desembolso com a compra do veículo, manutenção, taxas, seguro e combustível é o grande vilão do orçamento dos donos de automóveis. Essas despesas, segundo o levantamento, devem atingir cerca de 278 bilhões de reais no país. De acordo com educadores financeiros, muitas famílias se endividam devido a esses gastos.

A alimentação em casa deve ser a segunda responsável por parte do orçamento dos brasileiros em 2013. Vão ser gastos mais de 250 bilhões de reais com produtos dessa categoria, o que equivale a 16 por cento do total de consumo esperado para o Brasil. A terceira maior despesa no país deve ser com vestuário com cerca de oito por cento de todo o consumo.

 

FONTE: AGÊNCIA RÁDIO