logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Desenhos ficam carecas para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

monica careca

Diversos personagens de desenhos infantis estão com um novo visual. Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado no último sábado (23), a Mônica, o Cebolinha, o Garfield e até a Galinha Pintadinha perderam os cabelos.

A campanha "Carequinhas contra o Câncer Infantil", desenvolvida pelo Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), quer mostrar que os personagens também podem ser carecas como as crianças em tratamento. A iniciativa pede que as pessoas troquem as fotos dos seus perfis nas redes sociais por personagens sem cabelos para apoiar os pequenos que tratam a doença. Há também diversos vídeos com os personagens, disponíveis no site.

A proposta da campanha é mostrar que as crianças com câncer podem curtir a infância como qualquer outra, além de orientar os pais a ficarem atentos ao diagnóstico precoce. 

O Graacc lista os sinais e sintomas da doença:

— Dores de cabeça pela manhã e vômito

— Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem

— Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças

— Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas

— Aumento de tamanho de barriga

— Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Muitos desses sintomas são semelhantes aos de várias doenças infantis comuns, mas, se eles não desaparecerem em um prazo de 7 a 10 dias, é importante voltar ao médico e insistir para obter um diagnóstico mais detalhado com exames laboratoriais ou radiológicos.

FONTE: SIS SAÚDE