logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Aumenta movimento de doadores no Hemocentro do Estado

doacao

As comemorações em torno do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em 15 de novembro, movimentaram o Hemocentro do Estado (Hemorgs) nesta semana. Na última segunda-feira (25), mais de 160 pessoas estiveram na Av. Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre, quando a média de doadores nesta época do ano situa-se em 80 doadores por dia.

Os demais hemocentros localizados no interior do Estado (Alegrete, Caxias do Sul, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa), também estão homenageando seus doadores fidelizados, confraternizando com quem contribui para garantir os estoques que abastecem os leitos do SUS de hospitais de suas áreas de abrangência.

Uma das atrações foi a divulgação do nome do mascote do Hemocentro do Estado. Depois de seleção de sugestões e votação da comunidade doadora, o boneco em forma de gota foi batizado como Hemotchê.

A programação alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue inclui apresentação do Coral da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), na terça-feira (26), às 15h, da Banda da Brigada Militar, nesta quarta-feira (27), às 14h, e show da Companhia Athlética e Aula de Zumba, com ritmos latinos na quinta-feira (28), às 14h. Durante toda a semana, lanches especiais serão servidos aos doadores que comparecerem ao Hemocentro.

O Hemorgs funciona de segundas a sextas-feiras, das 8h às 18h. Critérios básicos para a doação incluem boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter sido contaminado por doença sexualmente transmissível e portar documento oficial de identidade com foto. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais.

Contatos com o Hemorgs podem ser feitos pelo telefone 3336.6755. A instituição mantém o site www.hemocentro.rs.gov.br, com todas as informações sobre sangue, hemocomponentes, serviços e critérios para a doação. O Hemocentro coordena a Hemorrede Pública do RS, sendo administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.

FONTE: SIS SAÚDE