logo fm91 logo 1500am whats-radio9

CHAPADAFEST: como tudo começou

chapadafestlogo

CHAPADAFEST, o maior dos bailes de kerb, acontece todo ano no mês de janeiro. A primeira Chapadafest surgiu a partir de um grupo de pessoas que buscava preservar a tradição e a cultura alemã, possibilitando uma maior integração entre a comunidade. Aliada a ideia do Prefeito Milton K. Kamphorst de construir um Ginásio Municipal Multi-esportivo com a de realizar um conjunto de bailes que resgatassem as festas de kerb, surgiu a Chapadafest.

Inicialmente, o nome sugerido foi Kerbfest, mas, em função de ainda existir esse baile, buscaram outro nome que se identificasse com a festa, então, foi sugerido Chapadafest, pois o evento levaria o nome do município para a região, hoje, estado e até mesmo país. Após a escolha do nome, deveria ser definido o período de realização da festa, sendo escolhido o mês de janeiro por ser período de férias, verão e porque não havia nenhum outro evento nesta época.

Para realizar a primeira Chapadafest, um grupo de pessoas se reuniu, fez pesquisas, visitou a Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, coletando ideias de decoração, roupas típicas, grupos musicais, entre outros. Nos dias 19 e 20 de janeiro de 1990, o sonho se realizou, sendo realizada a 1ª edição da Chapadafest "A maior festa típica da região", que culminou com a inauguração do Ginásio Municipal 3 de junho, o casal organizador deste primeiro evento foi Ivo Urbano e Iria Maria Richter e contou com 11 belas recepcionistas.

 

FONTE: CHAPADAFEST