logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Mudança e liderança, por Claudir Pressi

 

textossite

 

Mudança e liderança são as palavras que sintetizam o mundo atual. Não há pessoas, instituições, empresas, organizações, serviços ou comportamentos que não necessitem delas. Mudar, mudar e mudar passa a ser o centro de tudo e de todos. Deixar de fazê-lo implicará em ficarmos apenas com um passado não reconhecido e um presente inútil. Porém, mudar pelo mudar, jamais poderá ser encarado como uma moda, ou seja, não sem identificar o porquê da mudança e o que precisa ser mudado. Isto pode causar perda de rumo e o investimento passa a ser estéril. Diante disso, pergunto: Será que a velocidade das mudanças, sem a capacidade de adaptação rápida e baseada em atitudes e relações promotoras de liderança e visão global, são suficientes? O que dá durabilidade a uma mudança? Que perfil de liderança exige-se neste nosso tempo?

Penso que o que vai determinar a qualidade e o resultado disso é a postura e a forma de exercer a liderança! O líder tem que saber conduzir, tornar as decisões claras, ser um mediador e administrador das mudanças. Caso contrário, cada um faz as coisas ao seu bel prazer, ou acaba tendo que fazê-las por suposição. Supor ou pressupor ações e atitudes acarreta riscos na não concretização dos objetivos propostos e as finalidades deixam de ser desenvolvidas. Os impactos disto, na maioria das vezes, passam a ser percebidos quando não é mais possível uma intervenção no sentido de recuperar o que deixou de ser realizado. São recursos, estruturas e projetos aplicados com muito pouco efeito e resultado.

A suposição significa a ausência de orientação e de direção nos empreendimentos e projeções em qualquer área e nível, seja pessoal ou profissional. Além do mais, num espaço mais amplo gera desgaste, falta de organização e deixa nas pessoas e no trabalho confusão e situações de exposição, implicando a não concretização das mudanças de modo qualitativo e eficiente. Liderança é, portanto, a capacidade de potencializar e desenvolver a mudança para, efetivamente, realizar e alcançar resultados satisfatórios e suficientes, capazes de atender as necessidades para a evolução pessoal e social, tanto das instituições, como nas organizações. Mudança e liderança são dois trilhos que andam juntos! Como você tem se colocado frente à estas necessidades?

 

TEXTO PUBLICADO NO JORNAL ABCNOTÍCIAS NA EDIÇÃO DE 13 DE SETEMBRO DE 2013