logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Simpatias e superstições de Ano Novo

 

images

A virada de um ano para outro, já é, por si só, um acontecimento mágico. Em uma fração de segundos terminamos um ano e começamos outro. Acrescentar a esse momento algumas poções de encantamento pode trazer mais energia positiva e, quem sabe, até ajudar a realizar alguns sonhos. Começar o Ano Novo com o pé direito já é uma regra. Fazer algumas simpatias poderá ser divertido, e mal não vai fazer, certo? Então escolha aqui aquela ou aquelas que você mais gostou.

Comidas que dão sorte:

Lentilhas: uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.

Romãs: para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira.

Bagos de uva: para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo ano.

Carne de porco: deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, que cisca para trás.

Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras: estas, trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.

A moda muda para dar sorte:

Calcinha ou cueca novas: Dão sorte no amor, porque deixam os mal entendidos para trás. São recomendadas principalmente para quem está começando o namoro, para garantir o futuro.

Roupa branca: é um hábito relativamente recente, trazido para o Brasil com a popularização das religiões africanas. O branco representa luz, pureza, bondade.

Qualquer peça amarela: pode ser uma peça íntima, um lenço, uma faixa ou um pequeno lacinho amarelo (que deve ficar sempre na sua bolsa). O amarelo representa o poder do ouro e, dizem que atrai dinheiro.

Uma nota de dinheiro dentro do sapato: os orientais dizem que a energia entra no nosso corpo pelos pés. Vai daí, o dinheiro no sapato atrai mais e mais riquezas.

Lençóis novos: a dica é especial para recém-casados. Dizem que os lençóis novos na primeira noite de ano, deixam as possíveis ameaças do ano passado na máquina de lavar.

À meia noite, depois dos abraços:

Pular só com o pé direito: atrai coisas boas para a sua vida, pois, segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom.

Jogar moedas, da rua para dentro de casa: atrai riqueza para todos que moram no lugar.

Dar três pulinhos, com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota; depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar: deixa para trás tudo de ruim. Não se preocupe em molhar os outros: quem for atingido pelo champanhe terá sorte garantida o ano todo.

Subir num degrau ou cadeira, enfim, em qualquer coisa num nível mais alto: diz o folclore que isso dá impulso à sua vontade de subir na vida. Comece, é claro, com o pé direito.

Fazer barulho: os povos antigos acreditavam que afugenta maus espíritos. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista.

Há ainda o costume de receber o Ano Novo, à meia-noite, com fogos de artifícios, sinos tocando e muita música.

Para ter saúde e dinheiro o ano todo:

Para ter paz, saúde, aumentar o dinheiro e preservar a harmonia no lar o ano todo, vale a simpatia das três rosas brancas.

Pegue três rosas brancas, e coloqueas em um vaso virgem branco ou de vidro transparente. Coloque dentro dele seis moedas, uma cebolinha, água e deixe ficar assim durante sete dias.

Depois dos sete dias, troque a água, tire a cebolinha e troque as rosas. Só deixe ficar as moedas.

Essa prática deve ser repetida de sete em sete dias, de preferência nas sextasfeiras, o ano todo.

Superstições:

1 - Não passe o Ano Novo com os bolsos vazios.

2 - Coma doze uvas verdes, à meia-noite do Ano Novo, para ter dinheiro em todos os meses do ano.

3 - Guarde em lugar seguro, para ninguém achar, a tampa da garrafa de champanhe, que tenha feito muito barulho, usada na festa de Ano Novo, chama dinheiro.

4 - Defume a casa na véspera do Ano Novo, com um defumador feito com carvão, xerém e açúcar. Além de chamar sorte e dinheiro, tira, também, o azar do ano velho.

5 - No dia de Reis (6 de janeiro), coloque três caroços de romã dentro da carteira, para ter dinheiro durante o Ano Novo.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNOTÍCIAS