logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Cooperativismo, por Eloy Milton Scheibe

textossite

 

Cooperativismo é a doutrina que preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. O associativismo cooperativista tem por fundamento o progresso social da cooperação e do auxílio mútuo segundo o qual aqueles que se encontram na mesma situação desvantajosa de competição conseguem, pela soma de esforços, garantir a sobrevivência. Como fato econômico, o cooperativismo atua no sentido de reduzir os custos de produção, obter melhores condições de prazo e preço, edificar instalações de uso comum, enfim, interferir no sistema em vigor à procura de alternativas a seus métodos e soluções.

Os registros de formas associativas são centenários e já há muito tempo não se pensa mais naquele cooperativismo dos primórdios do século XVIII, que pretendia constituir uma alternativa política e econômica ao capitalismo, eliminando o patrão e o intermediário. Porém, mesmo assim as pessoas preferem perder dinheiro a se envolver em trabalhos associativos. Percebo uma verdadeira aversão a esta ideia quando alguém necessita tratar de problemas comuns com um vizinho ou amigo.

Estou fazendo a argumentação por pensar que o setor leiteiro, de Chapada e da região, está perdendo um bom dinheiro por não pensar em formas associativas. Já houve quem me dissesse que tem até sete ou oito alternativas para entregar o produto em casa, sem se dar conta de que ao entregar o produto para um comprador de leite, ajuda a pagar os demais. Um só comprador poderia recolher o leite dos produtores de uma determinada localidade, por exemplo, evitando os gastos que precisam ser computados e que é o produtor que paga, sem falar que ainda melhoraria os custos do setor público que não precisaria recuperar as estradas com tanta frequência. Toda forma de união dispende esforços e boa vontade, até por ninguém ter completa razão em seus argumentos. Mas acho um desperdício de dinheiro o que está acontecendo.

 

TEXTO PUBLICADO NO JORNAL ABCNOTÍCIAS DE 25 DE OUTUBRO DE 2013