logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Notícias &... Isolde Scheibe

 

textossite

 

Qualidade dos profissionais

Esta semana assisti na Globo News uma reportagem sobre a falta de qualificação dos profissionais de maneira geral. Se por definição Qualificação “é saber fazer algo e fazê-lo com qualidade” então ela é exigida mesmo para o primeiro emprego. Qualificação profissional é a preparação para aprimorar suas habilidades, e especializar-se em determinadas áreas para executar da melhor forma suas atribuições. Uma pessoa portadora de diploma de graduação superior em Medicina, na área de Pediatria, por exemplo, terá que estar atenta para mostrar qualificação nessa área, já que a empresa contratante certamente dará toda a preferência para quem é qualificado para aquela função.

Assim também as demais áreas terão que ter a mesma preocupação. Mas, o que é se qualificar e como se qualificar?

Qualificar-se é, no entanto, tarefa complicada. Enfrentando as profundas mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais vigentes, o indivíduo vai sempre precisar entender a sua práxis cotidiana e encontrar explicações para os fatos ao seu redor. O fato é que o indivíduo deve buscar se “completar” da melhor maneira possível para enfrentar a realidade do mercado de trabalho. As regras do jogo mudaram, as exigências do mercado de trabalho aumentaram, isto é, as pessoas são mais exigentes e desejam um trabalho cada vez melhor.

Quem melhor se qualificar terá maior chance de sobreviver no mercado por um bom tempo. Qualificação profissional é um requisito básico para ter sucesso no mundo globalizado. Funciona de forma a complementar a formação, seja ela de nível médio ou superior, ou mesmo sem nenhuma formação, buscando sempre conhecimentos e articulando a teoria com a prática. Onde mais vejo deficiências é na área da construção civil, onde os trabalhadores de maneira geral não tem às vezes noção, que dirá ajudar a construir uma casa. Outra coisa perceptível é que quando cursos são trazidos para a cidade, à maioria dos profissionais não os valoriza, pois são excelentes cursos onde as pessoas podem adquirir competências importantes e desejadas para melhorar seu trabalho. Falta-lhes muitas vezes vontade de trabalhar, capricho, isto é (bagunçou, arrumou; sujou, limpou), seriedade em cumprir os prazos de entrega dos trabalhos, entre outros, sem falar que tem gente metido a pedreiro sem nunca ter feito um curso sequer, nem ferramentas e ou equipamento possui para tal fim. Hoje no mercado de trabalho está tendo muitas vagas, porém poucos profissionais preparados perante as exigências das empresas. Infelizmente, percebemos cada vez mais a falta de mão de obra qualificada, sendo esta, cada vez mais escassa no mercado.

 

Novembro

O mês de novembro começa com o feriado de finados. Um dia de saudosa recordação, confortada pela fé que nos garante que nosso relacionamento com as almas dos falecidos não está interrompido pela morte, mas é sempre vivo. Mas novembro é mesmo um mês para dedicar-se à gratidão. Uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida continuamente. Precisa se tornar um hábito diário. Muitas vezes não nos lembramos de agradecer e apenas reclamamos.

Ao invés de nos lastimar precisamos mudar essa atitude de vítima para uma atitude positiva, agradecendo desde que abrimos os olhos de manhã até a hora de dormir. O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma.

Ao agradecer nosso coração descansa, nossa mente se aquieta, relaxamos mais, dormimos melhor e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna. Ao pesquisar sobre a gratidão, assunto que foi refletido no último Clube de Orações, li que a mesma cura as doenças psicossomáticas e crônicas. Cura as dores da alma como a depressão, a tristeza, a solidão, melancolia, a baixa-estima, insônia e ansiedade. Ao desenvolver esse hábito de agradecer você aciona a energia curativa do Universo e muda as circunstâncias e o ambiente ao seu redor. Portanto, não é só no Dia Nacional de Ação de graças, que é comemorado sempre na última quinta-feira do mês, que devemos agradecer. Agradeça diariamente a Deus, a fonte divina de onde recebemos tudo. Agradeça a Vida, seu corpo e sua mente.

Agradeça a seus pais, filhos, parentes, amigos, a todas as pessoas e acontecimentos. Lembre-se de todas as coisas boas de sua vida. Permita que seu coração se torne suave e doce através da Gratidão e experimente entusiasmo e tranquilidade.

 

PUBLICADO NO JORNAL ABCNOTÍCIAS DE 1º DE NOVEMBRO DE 2013