logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Notícias &..., Mariane Gutheil

 

textossite

 

Dia a dia

Quantas vezes paramos e observamos atentamente as obras de arte e a cultura de nossa cidade? Dia a dia passamos em frente a diversas obras, mas não as observamos com aquele olhar de quem conhece a história que há por trás deste monumento. Cada obra tem sua história, seu significado de existência. E sem conhecer esta história não conseguimos perceber a sua importância diante da nossa sociedade.

Na última terça-feira realizei um Tour Cultural, na cidade de Carazinho, juntamente com meus colegas de faculdade, aula de História da Arte e Estética, com a artista e professora Ilse Ana Piva Paim. Através do conhecimento adquirido em aula conseguimos enxergar de uma maneira diferente o que por muitas vezes parecia ser algo tão normal. O mais incrível foi ver e reconhecer o edifício do Navio, vendo-o no dia a dia nunca tínhamos reparado que a sua estrutura era em forma de um navio, uma construção do arquiteto alemão Luis Korgel que veio para o Brasil antes da Guerra. Para quem não sabe este edifício localiza-se próximo à Gare (um dos ponto de ônibus da cidade) e normalmente não chama atenção, mas se reparado bem de perto e com atenção é fácil perceber a sua forma de navio.

É impressionante perceber, que quando não conhecemos a história não achamos “graça” nas obras de arte, mas o mais impressionante ainda é ver tudo sendo depredado. Por desconhecimento a população não valoriza o que possui, nem mesmo o patrimônio público é tratado com cuidado.

A cultura é muito importante em nossa vida, ela é um conjunto de conhecimento, costumes, crenças e arte, tanto de nossa própria vida quanto de uma sociedade como um todo. A cultura nos transforma e assim muda a nossa visão de mundo.

O autor em suas obras sempre irá expressar alguma coisa, seja ela um sentimento ou uma visão dos acontecimentos da comunidade ou tantas outras formas de expressar e dar sentido ao que se faz. Tudo que temos em nossa cidade faz parte da nossa história, nosso patrimônio e depende somente de nós para cuidá-lo.

Mudando de assunto. Gostaria de comentar um pouco sobre o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado na última segunda-feira, 25 de novembro. O doador de sangue tem um papel de extrema importância para pessoas que aguardam por uma gota de sangue para salvar as suas vidas.

Nos últimos dias o número de doadores de sangue aumentou consideravelmente, em alguns hemocentros chegou a dobrar, mas será que as pessoas resolveram doar somente por causa desta data? Ou será que agora, a população se conscientizou de que um simples gesto pode salvar vidas. E que um dia nós também poderemos precisar.

A doação é importante, pois através dela estamos exercendo um ato de solidariedade com o próximo, mas além disso ainda podemos constantemente acompanhar se temos alguma doença que pode ser detectada na doação de sangue. Seja você também um doador, vá até o hemocentro mais próximo, analise se você se encaixa nos requisitos para ser doador e faça o seu cadastro.

Deixe que o sangue que corre em suas veias seja vida para outras pessoas também!

 

TEXTO PUBLICADO NO JORNAL ABCNOTÍCIAS DE 29 DE NOVEMBRO DE 2013