logo fm91 logo 1500am whats-radio9

"É a Chapadafest que vai começar..."

 

25 Chapadafest jan13menor copia copia

 

Em 1990, Ivo Richter reuniu um grupo de pessoas, com o objetivo de preservar a tradição da cultura alemã, possibilitando maior integração entre as demais culturas da comunidade chapadense. Apoiando a iniciativa, o prefeito da época, Milton Kissmann Kamphorst deu início a construção de um ginásio multiesportivo, com a finalidade de realizar em conjunto, bailes que resgatassem as festas de Kerb. Enquanto estava em desenvolvimento a construção do Ginásio Municipal, um grupo de pessoas trabalhava para organizar a primeira edição da festa. Foram realizadas pesquisas na Oktoberfest, de Santa Cruz, a fim de coletar ideias para decoração, confecção das roupas típicas e contratação dos grupos musicais.

Desde a primeira edição até hoje a festa só cresceu. Já no 1°evento, que aconteceu nos dias 19 e 20 de janeiro, o público chegou a 4 mil pessoas, confirmando que a iniciativa tinha o apoio da população local e com o passar do tempo, regional também.

As festividades aconteceram na Praça da República, CTG Galpão Crioulo e Ginásio Municipal 3 de Junho. No dia 20 ocorreu um show pirotécnico na Praça da República. Este evento foi coordenado por Ivo e Iria Richter e contou com a participação de 11 recepcionistas, ficando com rainha Marinês Mattjie, 1ª princesa Magda Werberich e 2ª princesa Isabel Steffen.

Em 2003 surgiu a Feira/Exposição, realizada paralelamente aos eventos da Chapadafest, em parceria com a ACIC, uma grande oportunidade de vendas em janeiro. Este incremento somou para o evento como um todo, que une a despesa dos bailes e shows com os da exposição para apresentar aos visitantes e população local, outras alternativas para o desenvolvimento do município, tornando o evento ainda mais forte.

De 2003 até agora, em dois anos não foi realizada a Feira/Exposição, em 2007 e 2008. Este ano, o evento completa 25 anos. Amanhã será dada a largada da 25ª Chapadafest e na quarta-feira, 15/1, a 10ª Feira/Exposição que a cada ano traz para Chapada muitos visitantes da região e de outros estados.

As bandas são a alma da festa, nesta edição animarão o evento: Os Montanari, Danúbio Azul, Doce Pecado, Grupo de Pagode Ninguém Merece, Oswaldir e Carlos Magrão, Sol da América, Grupo Italiano Girotondo, Banda Monique, Brilha Som, Portal da Serra e Banda G10.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNOTÍCIAS