logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Notícias &... por Gláucia Knob

 

textossite

 

Em trânsito

O trânsito consiste na utilização de vias para fim de circulação, parada temporária ou estacionamento, sendo o mesmo, usado por pedestres, motoristas, veículos e animais. Toda essa relação faz parte dos nossos dias e muitos fatos acabam sendo corriqueiros, devido a frequência com que ocorrem. Entre eles, estão os acidentes de trânsito. A imprudência, imperícia e a negligência têm sido os responsáveis pelo aumento no número das tragédias no trânsito.

Próximo de completar um ano do surgimento da Lei Seca, que provocou tantas discussões, as informações destacam que essa nova lei aumentou o número de prisões e multas no Rio Grande do Sul, entretanto, não seria bem esse o resultado ideal esperado. Algumas pessoas, já alteraram as suas rotinas utilizando outros meios de deslocamento quando ingerem bebida alcoólica, porém, ainda é preciso conscientização.

A faixa etária que mais preocupa são os jovens, pois acreditam “que nada vai acontecer com eles”, no entanto, as estatísticas mostram que são quem mais se envolve em acidentes ou são pegos nas blitzes. Não é à toa que o tema da redação do ENEM deste ano foi justamente “os efeitos da Lei Seca no Brasil”.

O trânsito não envolve só uma pessoa, o motorista, mas é feito depedestres que têm funções a cumprir, bem como, respeitar, e, claro, os motoristas que possuem muito mais responsabilidades, pois, caso venha a acontecer algo não é somente com você, mas sim, há outras vidas envolvidas.

Isso não diz respeito somente às rodovias, mas também, às ruas nas cidades. Custa nada ligar o sinal alerta (ou o pisca) ao mudar seu rumo, parar onde é necessário, dirigir com atenção e menos pressa. Direção defensiva é a dica. O motorista, deve agir preventivamente no trânsito e dirigir com cautela e civilidade. Deve conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das atitudes erradas dos outros motoristas, bem como, das condições adversas encontradas na via. Nunca é tarde demais para ajudarmos a nossa sorte.

 

Organização

2013 está findando e nessa época, mais do que em outras, fazemos um balanço da vida, lembrando das pessoas que se foram, das outras que vieram... organize suas emoções, seu estilo de vida, sua alimentação. Cuide-se! Afaste a negatividade da sua vida. Analise o que está lhe fazendo mal e o que você não quer mais...

“Então que venham os dias. Um sorriso no rosto e os punhos cerrados que a luta não para. Um brilho nos olhos que é para rastrear os inimigos (mesmo com medo, enfrente-os!). É necessário o coração em chamas para manter os sonhos aquecidos. Acenda fogueiras. (...) Fique esperto, amar o próximo não é abandonar a si mesmo. Para alcançar utopias é preciso enfrentar a realidade. Quer saber quem são os outros? Pergunte quem é você. (...) Por favor, gentileza gera gentileza. Obrigado! (...) As manhãs de sol são lindas, mas é preciso trabalhar também nos dias de chuva. Abra os braços. Segure na mão de quem está na frente e puxe a mão de quem estiver atrás. Não confunda briga com luta. Briga tem hora para acabar, a luta é para uma vida inteira. O Ano Novo tem cara de gente boa, mas não acredite nele. Acredite em você. Feliz todo dia!” Sérgio Vaz, Novos dias.

 

PUBLICADO NO JORNAL ABCNOTÍCIAS DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013