logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Simpatia AM transmitirá eleição e posse da AL

logo Al Rs

 

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a partir das 14h, acompanhe pela Rádio Simpatia AM, a transmissão da Sessão Solene de Eleição e Posse da Nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, direto do Plenário 20 de setembro do Palácio Farroupilha em Porto Alegre. Será o quarto e último ano da 53ª Legislatura. Essa Mesa Diretora comandará a Casa até o dia 31 de janeiro de 2015.

Conforme acordo firmado entre as bancadas, o atual 1º secretário da Mesa, deputado Gilmar Sossella (PDT), assumirá a presidência da Casa, tornando-se o 95º parlamentar a conduzir o Parlamento gaúcho desde que a Assembleia passou a ter prerrogativas legislativas, em 1835.

Antes da sessão, a partir das 13 horas, Sossella e o atual presidente, Pedro Westphalen (PP), estarão no Gabinete da Presidência, onde receberão os cumprimentos de autoridades e familiares. O acesso será pela Esplanada do Palácio Farroupilha, com entrada pelo Vestíbulo Nobre. Os demais convidados serão encaminhados ao plenário. Em caso de ocupação máxima do plenário, o público poderá acompanhar a solenidade por um telão instalado no Teatro Dante Barone.

A sessão será aberta pelo atual presidente. Após a execução do Hino Nacional, pelo violonista Carlos Ariel Debona, será lido o termo de renúncia da Mesa atual e procedida a eleição e posse dos novos integrantes da Mesa. A cerimônia segue com pronunciamento de Westphalen e a transmissão do cargo a Sossella. Este será convidado a assumir seu lugar à mesa e, então, fará seu primeiro pronunciamento como presidente. A cerimônia se encerra com a execução do Hino Riograndense. Após a posse, Sossella concede entrevista coletiva no Salão Júlio de Castilhos.

 

Chapa única deverá ser apresentada antes da sessão

Pelo acordo firmado no começo da 53ª Legislatura, as quatro maiores bancadas da Casa Legislativa (PT, PMDB, PP e PDT) ocupam a presidência, uma a cada ano. De acordo com o artigo 23 do Regimento Interno, a composição da chapa única deve ser apresentada ao Departamento de Assessoramento Legislativo (DAL) até duas horas antes do início da sessão, isto é, meio-dia de sexta-feira. A chapa é composta por 11 parlamentares - sete titulares (presidente, 1º e 2º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários) e quatro suplentes de secretário - que devem ser eleitos pela maioria absoluta dos votos (28 votos favoráveis).

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul – a casa dos grandes debates.

 

FONTE: REDAÇÃO RÁDIO SIMPATIA E AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA