logo fm91 logo 1500am whats-radio9

RS será 3º estado a receber maior número de médicos estrangeiros

medicoscubanos

Dos mais de 2,8 mil profissionais anunciados para o Mais Médicos na terça-feira, 11 de fevereiro, pelo Governo Federal, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado que mais vai receber médicos. Esta é a terceira fase do programa. Ao todo, serão distribuídos 229 estrangeiros em cidades gaúchas e a previsão é que eles já comecem a atuar em março, depois de concluírem o curso de preparação.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a relação dos municípios e a quantidade de profissionais que cada uma deve receber será publicada no Diário Oficial. O ministro adiantou, no entanto, que todas as vagas solicitadas pelos municípios do Alto Uruguai serão preenchidas. A região é classificada como de alta vulnerabilidade. Com essa etapa, chega a 529 o número de médicos atuando no Rio Grande do Sul.

Sobre os 89 médicos que teriam abandonado o programa em todo Brasil, 24 deles cubanos, dois  atuavam em Porto Alegre. Os profissionais seriam um ucraniano e uma brasileira formada no México. Após a notificação do ministério, eles terão 48 horas para justificar as ausências ou serão excluídos do Mais Médicos. A meta do governo é ter 13 mil médicos no programa até o fim de março.

FONTE: G1