logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Produto da Bayer teria causado queimaduras à soja

 

bayer logo

 

Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, estiveram na Rádio Simpatia, no programa Comando Geral, o presidente da Cooperativa dos Agricultores de Chapada Ltda Alzerino Rigodanzo, e o Engenheiro Agrônomo Rudinei Richter falando sobre um assunto que está em evidência desde a última semana junto aos produtores de soja.

Segundo Rudinei, na última semana o DETEC recebeu algumas reclamações referentes a um problema com o fungicida FOX, produzido pela BAYER, que teria causado fitotoxicidade nas plantas, uma espécie de queimadura. “Percebemos algumas alterações nas lavouras em que foi aplicado o produto, principalmente, queimaduras nas folhas superiores das plantas, sendo as mais atingidas com o produto quando é realizada a aplicação”, falou.

Conforme o engenheiro, o FOX é um fungicida muito agressivo, que tem uma ação grande na doença, sendo que está no mercado há cerca de 3 anos, e geralmente onde o produto era aplicado, a produção era maior. Porém, com as condições do tempo, as altas temperaturas podem ter auxiliado a causar esses danos, que ainda não podem ser calculados.

“No momento estamos orientando os produtores a não aplicar o produto em nenhum tipo de condição, pois existem no mercado outras alternativas. A aplicação deste produto geralmente é indicada quando o soja ainda está iniciando seu desenvolvimento, e percebemos que os produtores que fizeram isso não tiveram problema. Pedimos que os agricultores quando tiverem problemas com a plantação, independente qual for, que procurem a cooperativa para ver o que pode ter ocorrido”, falou Rudinei.

Finalizando, falou que com a incidência de chuva pode ser que as plantas tenham uma boa recuperação, mas para isso é necessário aguardar que chova, pois a queimadura foi intensa nas plantas afetadas, e as consequências somente poderão ser identificadas com o passar do tempo.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL ABCNOTÍCIAS