logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Altas temperaturas compromete energia elétrica

 

ENERGIA

 

Não é de hoje que sabemos que no verão o ser humano consome muito mais energia elétrica em compensação ao inverno. Com as fortes temperaturas, a energia elétrica vem sofrendo as consequências, não suportando o grande uso da mesma.

Nos últimos dias, é possível se in- formar em todos as mídias sobre o assunto, principalmente no Rio Grande do Sul. A falta de luz, e consequentemente de água na sequência, deixou muitos gaúchos desorientados. Diversos municípios sofreram com o episódio, e em algumas cidades a energia ainda não está normalizada.

Segundo o engenheiro das Centrais Elétricas de Carazinho Ltda - ELETROCAR, Cláudio Quadros, quando o calor aumenta, o consumo de energia sobe com ele, sendo que nos últimos dias cidades registraram temperaturas de até 40°C, com a sensação térmica maior ainda. As temperaturas elevadas agravam a situação da energia, principalmente em horários concentrados, isso leva a uma desestabilização do sistema.

“Tivemos alguns cortes de energia nesta semana, normalmente à tarde, isso ocorreu porque o consumo aumentou muito, e assim houve o desarmamento do sistema da subestação Santa Marta, localizada em Passo Fundo, fazendo com que atingisse toda a carga da Eletrocar”, explicou o engenheiro.

Conforme informações de Cláudio, foi construída uma nova estação em Tapera, que auxiliará na distribuição da energia. A obra está concluída, agora é necessário fazer testes e após, a energização.

“Percebemos que o calor está causando transtornos não só na linha da Eletrocar, mas sim em todo o país, inclusive no RS. Por exemplo, houve um acréscimo grande no consumo, se comparado ao ano passado, cerca de 7%, que basicamente é causado pelo aumento da refrigeração”, falou Cláudio Quadros, engenheiro da Eletrocar.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNOTÍCIAS