logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Três eletrodomésticos ganham novo Selo Ruído do Inmetro

SELORUIDO

 

A partir de quinta-feira (20), três tipos de eletrodomésticos vão sair da fábrica com o novo selo do Inmetro para identificar o nível de ruído. Antes de comprar, o consumidor vai saber quais são os produtos e marcas mais barulhentos. É mais informação para o consumidor Acordar cedo com o barulho do liquidificador do vizinho não é fácil. Para o vizinho que não quer incomodar, esta novidade pode ajudar.

O selo indica de forma simples o nível de barulho, o que permite que o consumidor faça a escolha pelos aparelhos mais silenciosos. Há 20 anos, liquidificador, secador de cabelo e aspirador de pó vêm com o Selo Ruído do Inmetro, que indica apenas o número de decibéis emitidos. Mas a maioria dos selos vem na caixa do produto e o consumidor nem vê. E quem vê, não entende muito bem.

Agora vai ficar mais fácil. Um novo selo, colocado no próprio aparelho, vai indicar o nível de ruído. Cor verde, nível um, para o produto mais silencioso. Vermelho, nível cinco, para o mais barulhento. Os três eletrodomésticos, fabricados no Brasil ou importados, receberão o novo Selo Ruído a partir desta quinta-feira (20). Aos poucos, os produtos com classificação por cores vão começar a chegar nas lojas. O estoque antigo poderá ser mantido no mercado só até agosto de 2016.

O Inmetro diz que a indústria não será obrigada a fabricar produtos mais silenciosos, mas a aposta é que a clareza das informações produza esse efeito. O nível de poluição sonora atual não faz mal à saúde, de acordo com o Inmetro. A medida veio para trazer mais conforto. Geladeira, máquina de lavar e ar-condicionado são os próximos alvos do Inmetro. A previsão é que no ano que vem eles também tenham que adotar o selo ruído.

 

FONTE: REDAÇÃO RÁDIO SIMPATIA, INMETRO E G1