logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Chapada: ano letivo iniciou com novidades

 

EMEI Arco-Iris 11

 

Mais um ano letivo iniciou... e com ele, muitas crianças e jovens começaram uma longa jornada. A escola é o ambiente que os alunos frequentam por mais tempo durante o dia, alguns até fazem parte do turno integral, chegando na escola pela manhã e saindo apenas à tardinha, fazendo com que a instituição se torne sua segunda casa, e a equipe escolar, a sua segunda família.

No início do ano muitas são as dúvidas dos estudantes... alguns estão iniciando sua jornada escolar, que ainda tem muitos anos pela frente, já outros precisam enfrentar uma nova turma, são novos rostos, professores diferentes e isso assusta um pouco, mas com o passar do tempo a rotina vai fazendo com que amizades surjam, projetos sejam criados e a escola passa a ser um lugar de encontros e aprendizado constante.

Em Chapada, as aulas iniciaram nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, tanto para a rede municipal de ensino, como para a estadual, pois o uso do transporte escolar é o mesmo, possibilitando que todos os alunos possam ir à escola todos os dias normalmente. Para as escolas de Educação Infantil o ano começou antes, como em todos os anos, possibilitando aos pais deixarem seus filhos na EMEI para ir trabalhar sem preocupação alguma Neste ano há uma novidade na EMEI Arco-Íris, que mudou de local, fazendo uso agora da estrutura da Creche realizada através do projeto Proinfância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

As unidades construídas no âmbito do Proinfância são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, local para o recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. A EMEI arco-íris está com 156 alunos matriculados, distribuídos em 11 turmas, sendo que os alunos mais velhos têm em torno de 5 para 6 anos.

Como o início do ano letivo sempre tem muitas novidades, neste ano a 91.7 Simpatia FM também entrou no clima e realizou um trabalho diferenciado junto à Prefeitura Municipal de Chapada, produzindo o programete “Comece com tudo o seu ano letivo – Dicas para se dar bem na escola”, indo ‘ao ar’ quatro vezes ao dia, dicas com os seguintes temas: peso da mochila, leitura, novos amigos, velhos amigos, bullying, grupos de estudo, professores, festas com os colegas, importância de tomar o café da manhã, entre outras. As dicas estão na programação até hoje, sexta-feira, fique ligado.

Junto ao projeto, foi realizada no início da semana edições da BLITZ 91 nas escolas municipais, com entrevistas falando sobre o início do ano letivo, os projetos que a escola já está planejando e abordando os temas do programete. Na segunda-feira, foram realizadas entrevistas na EMEF Érico Veríssimo, com a diretora Idete Maria Medeiros. Escola que mais atende alunos do município, desde a Educação Infantil, aos anos finais do Ensino Fundamental. Também foi entrevistada a diretora da EMEE Espaço Criador, Alexandra Vanoni Alnoch, que recebeu a equipe muito bem e explicou que os alunos estão presentes na escola pela parte da tarde realizando as atividades propostas. Neste mesmo dia, a EMEI Riscos e Rabiscos foi visitada, e a equipe da 91 conversou com a diretora Lisiane Laux. A Riscos e Rabiscos no ano passado recebeu diversas reformas na sua infraestrutura e mobília.

Na terça-feira, as escolas do interior do município também receberam a visita da 91.7. Primeiramente, pela manhã, a EMEF São Luiz Gonzaga, do distrito de Tesouras, que é dirigida pela professora Geovane Cristina Wagner. A escola agora atende turmas até o 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos, a partir do 6º ano foram encaminhados a EMEF Érico Veríssimo da cidade. Segundo a diretora, a rotina da escola mudou um pouco em relação aos estudantes, e outro ponto, a partir do dia 10 de março irá modificar a rotina da escola. Haverá turno integral, que fará parte da Érico Veríssimo também, porém, os pais dos alunos de Tesouras terão a oportunidade de optar por aderir ou não, já os estudantes da cidade não terão esta opção.

Após, a equipe da Blitz foi ao distrito de São Miguel, e falou com a diretora da EMEF Emílio Carlos Linck, Elisiane Fátima Vinciguerra Schnur. A diretora falou sobre o início do ano na escola, sendo que é o segundo ano em que ela está na direção. Diferentemente da São Luiz Gonzaga, a escola não irá aderir ao turno integral no momento, e só no próximo ano terá o Ensino Fundamental de 9 anos. Elisiane contou sobre a sequência do projeto de Coleta Seletiva do Lixo que acontece no distrito todos os anos, sendo que neste ano será um pouco diferente, será feita em duas edições, proporcionando que a comunidade se junte à escola durante todo o ano.

À tarde, foi a vez da EMEI ArcoÍris, onde a diretora Inamara Adam falou sobre a experiência de atuar em um novo prédio. Ela completou dizendo que ainda faltam alguns ajustes na escola, serão construídas novas salas para atender melhor ainda os alunos, o pátio ainda deverá ser organizado, e há o projeto para fechar a praça de alimentação, pois a escola tem o projeto para o Nordeste do Brasil, onde é quente o ano inteiro, e por isso, ela possui muitos locais abertos, e desta forma é necessário algumas mudanças, mas segundo ela, o novo prédio vem causando euforia nos pequenos, que correm aproveitando o espaço para pular nas duas camas elásticas e brincar na piscina de bolinhas.

O calendário escolar unificado em 2014 foi estabelecido no final de 2013 e determina que o recesso escolar de inverno deve ocorrer entre 19 de julho e 3 de agosto, não coincidindo com a realização da Copa do Mundo no Brasil, que será de 12 de junho a 13 de julho.

Em virtude da Copa, o Calendário Escolar foi muito discutido no ano passado. Foi definido por representantes das redes pública e privada de ensino do Rio Grande do Sul, que as aulas teriam início entre os dias 17 e 24 de fevereiro e serão encerradas no dia 19 de dezembro. Com relação a Copa, de acordo com a Secretaria Estadual da Educação, as escolas têm autonomia para decidir se liberam os estudantes durante os dias de jogos, mas deverão compensar as aulas em outra data. Também é permitido que os alunos assistam aos jogos dentro das escolas.

No município, segundo cronograma da SMEC (Secretaria Municipal de Educação), as aulas iniciaram nesta semana e o encerramento será dia 17 de dezembro, totalizando os 200 dias letivos. O recesso escolar do meio do ano será de 21 de julho e 1° de agosto.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNOTÍCIAS