logo fm91 logo 1500am whats-radio9

BF: trabalhos de silagem

2013 085

 

A produção de silagem de milho, iniciada no mês de dezembro em Barra Funda, foi finalizada na quinta-feira, dia 6. Durante estes três meses a patrulha agrícola do município esteve à disposição dos agricultores, e empenhada na abertura de covas e na fabricação do produto. Os equipamentos foram disponibilizados pela Secretaria de Agricultura para atender a demanda dos cerca de 80 produtores que cultivaram, aproximadamente, 150 hectares para este fim. No município foram plantados ao todo, 230 hectares entre os atendidos pela prefeitura e particulares (que faziam sua própria silagem).

As máquinas da Secretaria de Obras e de Agricultura do município auxiliaram na abertura e limpeza das covas, necessária para o armazenamento do produto. O rendimento foi como o almejado pelos agricultores, conforme já avaliou o secretário de agricultura em exercício, Valter Bassani.

Os produtores esperavam fazer até 35 toneladas por hectare e alcançaram o objetivo. A produção será suficiente para suprir as necessidades alimentares do gado leiteiro e de corte. No início de abril os trabalhos de silagem se voltam para o milho safrinha, do qual também se espera bons resultados, a ponto de assegurar a alimentação do gado em época de pouca pastagem para o rebanho (estiagem).

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL ABCNOTÍCIAS