logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Queda nas temperaturas auxiliou na recuperação da soja

DSC07824

 

Na última semana o Jornal ABCNotícias realizou matéria referente a produção da soja, onde foi constatado que em algumas lavouras havia queimaduras superiores nas plantas em que foi aplicado o fungicida Fox, da Bayer. O engenheiro agrônomo da Coagril Rudinei Richter explicou que o produto teria causado fitotoxicidade nas plantas, uma espécie de queimadura.

Segundo ele, a fitotoxicidade já ocorreu em anos anteriores, mas não tinha tomado toda essa proporção, e o motivo não teria sido especificamente este produto.

“O problema não ocorreu devido à aplicação deste produto, mas sim, em virtude das condições em que o mesmo foi aplicado, como altas temperaturas e radiação do sol, e isso fez com que o produto agisse. Tem-se informação de que em lavouras em que foram aplicados fungicidas de outras marcas e que nas mesmas condições de tempo causaram o mesmo problema”, falou Rudinei.

Finalizando, o engenheiro disse que após a queda na temperatura e a chuva da última semana é possível visualizar melhora na condição das plantas, porém, o produtor apenas poderá saber se houve algum reflexo negativo durante a colheita, constatando a produção daquelas áreas.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL ABCNOTÍCIAS