logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Con-aid pode ser uma alternativa na recuperação de estradas

 

367 12

 

A Secretaria Municipal de Obras e Trânsito está testando uma nova forma de recuperar estradas de chão no trajeto que liga a cidade ao Distrito de São Miguel. Aproximadamente 2,5 km já receberam a aplicação do produto, sendo que para esta fase de testes ainda será aplicado em mais 1 km.

O Con-Aid, denominação dada ao produto que está sendo utilizado nos testes, é um líquido fabricado especificamente para a estabilização permanente de solos. Ele muda a natureza das propriedades de absorção da água dos solos de hidrófila (afinidade por água) para hidrófoba (repelente a água). O produto aumenta o Índice de Suporte Califórnia - capacidade de suporte de um solo compactado - em até 600% dependendo do tipo de solo, diminuindo consideravelmente a expansão, este aumento se dá naturalmente, ou seja, proporciona aumento da resistência natural do solo, pela aglutinação de partículas e retirada da água adsorvida e absorvida. A camada estabilizada não "cimenta" a massa de solo, o que poderia tornar a camada suscetível a trincas decorrentes de movimentações do subleito.

 

367 1

 

De origem sul-africana, a tecnologia Con-Aid permite a construção de estradas com baixo custo. Sucesso mundial desde 1978, utilizado em mais de 100 países. Considerado uma alternativa em substituição ao revestimento primário (cascalho, saibro).

O percurso ainda não está liberado para trafegar, pois, após a aplicação, o produto age sobre o solo por cerca de dez dias. De acordo com o Secretário de Obras, Ademir de Araújo e Silva (Miri), até o momento o produto vem reagindo dentro do esperado, foram feitas todas as adequações necessárias no trajeto, sendo esta uma possibilidade viável para uso na recuperação de outras estradas do município, caso o resultado da aplicação seja positivo e duradouro.

 

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA PREFEITURA DE CHAPADA

 

367 6