logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Cati Milene Machado é a nova secretária da Saúde

 

Cati Milene Machado fev14

 

Nesta semana, assumiu a secretaria de Saúde, Cati Milene Machado, de 30 anos, enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas em 2010; pós-graduada em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pelas Faculdades Anhanguera (2010); pós-graduada em Saúde da Família pela Universidade Aberta do Brasil - UNASUS – Universidade Federal de Pelotas (2013); pós-graduanda em Gestão da Saúde: Regulação da Saúde no SUS - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libânes (conclusão em junho de 2014), ela contou ao ABCNotícias um pouco sobre a nova experiência.

ABCNotícias: Qual é a sua experiência na área da saúde?

Cati: “Iniciei minha trajetória como profissional formada na área da saúde em junho de 2010 no Hospital São José de Chapada. Em agosto do mesmo ano fui convocada a assumir o cargo de enfermeira de Estratégia de Saúde da Família, como funcionária pública no município de Vila Flores na Serra Gaúcha.

Realizei no mesmo, atividades de coordenação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia de Saúde da Família. Também tive a oportunidade de coordenar os programas de incentivo estaduais e federais da saúde, existentes no município. Fui colaboradora, intitulada professora em curso do Pronatec - Cuidador de Idoso, no município de Nova Prata, também na Serra Gaúcha, através de vínculo empregatício com o SENAC - Bento Gonçalves.

ABCN: Como surgiu a oportunidade de ser secretária da Saúde?

Cati: “Sempre tive intenção de retornar ao município de Chapada, já que tenho muitos vínculos aqui. Minha família, amigos, noivo, sempre moraram aqui, e além da questão pessoal, pela ótima oportunidade profissional. Sai do município para realizar meus estudos. Quando fui convidada pelo prefeito Carlos A. Catto e a vice-prefeita Loiva M. Gauer, logo, de imediato, aceitei o convite e me propus a esse desafio. Um grande desafio já que trabalhamos com pessoas, equipes, pacientes, doenças e questões sociais.

ABCN: Como pretende trabalhar?

Cati: “Inicialmente estou conhecendo as Unidades Básicas de Saúde, o Serviço de Assistência Social, as equipes, o funcionamento dos demais serviços em geral. Minha formação sempre foi muito voltada à saúde pública, então tenho e pretendo focar meu trabalho, juntamente com a equipe, em prevenção e promoção da saúde, através de grupos nas UBS, CRAS e demais localidades do município, não esquecendo dos processos de recuperação e reabilitação, e também dando continuidade a projetos exitosos já existentes. Resumindo, a ideia propulsora do meu trabalho é o “ter saúde” evitando-se as doenças que são de causas previníveis e podem ser evitadas, pensando sempre na qualidade de vida da população”.

ABCN: Quais serão seus primeiros passos na secretaria?

Cati: “Como já mencionei, conhecer o território de atuação é essencial. Visitar as UBS’s, a Assistência Social, as equipes, entender as necessidades da população em geral, acredito serem os propulsores da minha atuação como secretária Municipal da Saúde e Assistência Social. Assim, entendendo as demandas, poderei traçar um melhor plano de atuação que venha a satisfazer a comunidade. Uma das principais preocupações é a contração de profissionais médicos para atender a população. Claro, ideias tenho muitas, mas o primeiro passo é entender as reais necessidades, avaliá-las para assim poder agir”.

“Gostaria de expor aqui, minha imensa gratidão pela oportunidade e confiança que a Gestão Municipal de Chapada me concedeu. Aos munícipes chapadenses, estou à disposição daqueles que necessitarem ou mesmo aqueles que desejam trocar ideias. Muito obrigada pelo acolhimento e recepção de todos”, finalizou Cati.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL ABCNOTÍCIAS