logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Prorrogados prazos para coleta do Censo Escolar 2013

lapisborrachaocde

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou as datas estabelecidas para coleta e atividades relativas à segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2013.

O período de coleta, digitação e exportação dos dados de rendimento e movimento escolar pela Internet segue até o dia 8 de abril e a disponibilização dos relatórios por escola no módulo "Situação do Aluno" no sistema Educacenso para conferência dos gestores municipais e estaduais vai até o dia 16 de abril.

Com a prorrogação, os responsáveis pelos envios dos dados, terão até o dia 30 de abril para reabertura do módulo "Situação do Aluno" na Internet para conferência e correção de informações.

A verificação final dos dados processados após análise e correção de inconsistências no módulo "Situação do Aluno" poderá ser feita até o dia 9 de maio.

O prazo de preparação dos relatórios por escola e divulgação do Censo Escolar da Educação Básica, feito pelo Inep, fica estabelecido até o dia 16 de maio, e a disponibilização dos relatórios por escola no módulo "Situação do Aluno" contendo os dados finais de rendimento e movimento escolar 2013 acontecerá até o dia 23 de maio.

 

O Censo

O Censo Escolar é o principal e mais completo levantamento de dados estatístico - educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. As informações coletadas permitem traçar um panorama nacional da educação básica, referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.

Os dados do censo são ainda utilizados para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

 

FONTE: PORTAL BRASIL