logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Safra 2013/2014 de grãos deve ser maior da história do RS, prevê Emater

emater

A safra de grãos das culturas de verão deve ser a maior da história do Ri Grande do Sul com 27,4 milhões de toneladas colhidas, prevê a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS).

O número representa a injeção de R$ 22,9 bilhões na economia gaúcha, segundo a Emater-RS. O montante refere-se às culturas de soja, milho, arroz e feijão. Ainda segundo a instituição, em um período de 10 anos a produção de grãos da cultura de verão praticamente dobrou, passando de 15 toneladas para mais de 27 milhões de toneladas.

Entre os itens apontados como determinantes para a projeção da supersafra estão o acesso ao crédito, investimentos em tecnologia, preços dos produtos aquecidos e boas condições climáticas.

O levantamento mostrou que mesmo com a estiagem, essa deve ser a maior safra dos últimos 10 anos. “Os números apresentados nos revelam a maior safra de grãos da história do RS. 27 milhões e meio de toneladas de grãos, milho, arroz, soja e feijão preto. Isso significa injetar na nossa economia 24 bilhões de reais”, comentou o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan.

Esse crescimento também está ligado as novas tecnologias. É fundamental dizer que nos últimos 10 anos o Rio Grande do Sul dobrou a produção de grão sem aumentar a área plantada, o que significa que esse aumento da produção se deve essencialmente a incorporação de tecnologia e elevação da produtividade.

FONTE: CAMPO E LAVOURA