logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Cassiane Bender – Notícias &

textossite

 

Emoções, sentimentos e reações...

Por incrível que pareça, comecei a escrever esta coluna na semana passada... estava sem ideias, mas aos poucos as coisas vão fluindo em nossa mente, assim como tudo em nossa vida. Em diversos momentos acabamos ficando desorientados, independente da situação, o mundo que nos cerca é muito complicado e difícil de se lidar e compreender. Saber o que fazer na hora certa é fundamental, porém, nem sempre é isso que acontece (na maioria das vezes).

Por falar em fazer as coisas no momento certo, cito aqui uma manchete do site do ClicRbs da última semana: ‘Mãe entrega filho a polícia’. Essa reportagem diz respeito a jovens que mataram um motorista de lotação a tiros na capital gaúcha, Porto Alegre. É neste sentido que me refiro. A maioria das pessoas agiria de forma contrária a essa mãe, nunca entregariam um filho para a polícia. Mas o instinto dela era fazer com que o filho saísse do mundo do crime, para que ele se salve e mude.

Como deve ter sido difícil para esta mãe ter que entregar o filho, mesmo com o coração em pedaços. Mas pelo que eu entendo, ela fez a coisa certa... agiu no momento correto, enquanto ainda dava tempo. Tentando manter a razão, que em muitos momentos deve falar mais alto que a emoção.

São tantas dificuldades que passamos em nosso dia a dia que nem nos damos conta das coisas importantes que temos em nossa vida. Acabamos por nos preocupar demais com tudo, e não digo que isso apenas acontece comigo, mas com a maior parte da população mundial. Ninguém é tão perfeito que não tenha um problema sequer. E se essa pessoa existe mesmo, por favor, me apresente! Estou curiosíssima!

 

Mudando de assunto...

A nossa rotina é um desafio... e diário! Acordamos já pensando em tudo que temos agendado e o que não temos, mas que durante o dia irá surgir, e sabemos que acontecerá. Muitos nem conseguem dormir a noite, imaginando tudo o que vai acontecer no dia seguinte, sofrendo por antecedência, e isso não é um remédio, e sim, um veneno! Saber se prevenir contra o estresse também faz parte do nosso dia a dia! Não vale a pena jogar todo o peso nas suas costas... Sinta-se um pouco mais leve... Tem pessoas que acham que tudo de ruim que acontece no mundo é culpa sua! Mas não é! Existem fatos e fatos...

Digo isso porque já fui mais estressada do que sou... Comecei a aprender que isso não leva a nada, e como diz minha colega Caren ‘Estresse dá rugas e estraga nosso rostinho lindo’! E além do mais, faz muito mal ao nosso organismo (digo isso porque sei do que estou falando), em muitas ocasiões nossos sentimentos refletem em nosso corpo, sejam eles bons ou ruins. Pense nisso!

Segundo a Psicologia, diversas emoções nos causam reações extraordinárias no organismo. Um exemplo é a raiva e o medo, que trazem sensações negativas ao nosso corpo. Concorda com isso? Acredito que sim... Ou vai dizer que quando você está com raiva não sente algo ruim ou estranho em você?

Seu semblante muda, a maneira como trata as pessoas já é diferente do normal... E ainda, estes sentimentos negativos podem causar reações adversas no funcionamento do seu corpo, que reage a tudo que você sente! Este é um trecho de um texto publicado no site da Gazeta Online: “uma vida marcada por um constante estado de estresse é prejudicial à saúde. O estresse sempre envolve medo, raiva e ansiedade.

O ciúme, por sua vez, é um estado afetivo caracterizado por emoções estressoras como medo, raiva, ansiedade e outras depressoras como a tristeza. É bom lembrar que o estresse acelera o envelhecimento e compromete o metabolismo, afetando a qualidade do sono e o processo de liberação de substâncias neuroquímicas envolvidas na regulação do humor. Logo, quanto mais estressados ficamos, reforçando emoções negativas como raiva e medo, menos chances temos de nutrir emoções e sentimentos positivos”.

Finalizando, gostaria que você leitor refletisse sobre o que acontece no seu dia a dia e pensasse um pouco mais na sua vida... Busque ver as coisas da melhor forma, para que a sua rotina se torne mais leve e positiva, jogando os sentimentos ruins pela janela!

 

TEXTO PUBLICADO NO JORNAL ABCNOTÍCIAS DE 28 DE MARÇO DE 2014