logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Inicia hoje a ExpoTamandaré

 

banner gaitaco mini copia

 

Em 2002, iniciou em Almirante Tamandaré do Sul um percurso de tradicionalismo histórico. João Domingos Rodrigues da Silva, prefeito da então cidade, deu início ao I Gaitaço nas comemorações do aniversário do município, com a visita do ex-governador Olívio Dutra.

No primeiro evento, não era somente a gaita que se ouvia tocar, mas todos os tipos de instrumentos e grupos instrumentais, totalizando 42 músicos. Já em 2003, somente com gaiteiros, teve 87 músicos da região. No ano de 2004, com a presença da empresa Ranking Brasil, a fim de bater o recorde da Holanda no Guinnes Book, 623 gaiteiros tocaram seus instrumentos juntos. Após esse evento grandioso, decidiuse por fazer um gaitaço bianual. Assim, o evento seguinte foi realizado em 2006, onde a sua estrutura foi no lonão no campo de futebol, com a presença de 754 músicos.

No ano de 2008 foram reunidos 902 gaiteiros, que foi encaminhado ao Guinnes como o maior encontro de execução musical com o mesmo instrumento, mas o recorde foi batido pelo Canadá. Em 2010 foram obtidas 911 inscrições e em 2012 foram 714 inscrições de gaiteiros.

Sérgio Oliveira, mais conhecido como Serjão, acompanhou o ex-prefeito João Domingos em toda a caminhada na busca por um evento melhor e maior a cada ano. É com orgulho que ele fala dos primeiros Gaitaços “Nos primeiros Gaitaços, juntamente com João Domingos (in memoriam) enviamos convites para os músicos que tocavam qualquer tipo de instrumento, mas como a gaita prevaleceu, então optamos pela gaita para fazer o nosso evento”, salientou Serjão.

Com o passar do tempo, os organizadores do evento, no III Gaitaço decidiram por inovar o evento trazendo a Expotamandaré, sendo uma feira mista, com produtos diversos que agrada a todo o público, com a presença de representação de serviço, artesanato, produtos coloniais, comércio e indústria do município e da região.

No V Gaitaço foi criada a Mostra da Terneira a fim de dar incentivo para a melhoria do gado no município que é essencialmente agrícola, e esta é voltada somente aos produtores de Almirante Tamandaré do Sul.

Nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2014, Almirante Tamandaré do Sul sedia os eventos: VIII Gaitaço, VI Expotamandaré e III Mostra da Terneira. O prefeito municipal Ironi José Seb ben convida os munícipes e comunidade regional para prestigiar e diz que sua equipe está preparada para tornar os eventos tradicionais do município lembrados por gerações, como os do ex-prefeito João Domingos Rodrigues da Silva.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL ABCNOTÍCIAS