logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Medidas preventivas são essenciais para evitar a gripe

Lavar-maos-hg-20100527

 

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta terça-feira (22) e vai até 09 de maio. Além da vacinação, o Ministério da Saúde recomenda que a população mantenha medidas de prevenção para evitar o vírus da gripe. A estudante Joanna Cláudia Bitencourt , por exemplo, sabe bem disso. "Tomo alguns cuidados para não ficar doente, entre esses cuidados eu não compartilho garfo, faca, copo, colher. Se eu gripar ou adoecer ou se tiver alguém na minha casa que está doente, a gente não compartilha, lava bem as mãos. Mas a gente procura manter essa higiene e o cuidado sempre. Sempre estou passando o álcool em gel. Então ninguém adoece fácil aqui em casa, porque a gente sempre está tomando esse cuidado", conta Joanna.

A Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, explica que Joanna está no caminho certo ao adotar medidas de prevenção contra a gripe. "É importante lembrar que a vacina é mais um mecanismo de proteção contra a gripe. Nós temos que ainda lavar as mãos, fazer todas as ações de higiene, cuidado ao tossir, estar sempre usando lenços descartáveis, sempre lavar as mãos principalmente quando estiver gripado. Assim nós teremos outros mecanismos que poderão proteger, não só contra a influenza, mas também outros vírus respiratórios que também podem ser protegidos utilizando essas ações", destaca a coordenadora.

Os cuidados são:

• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.

• Evite tocar a boca e o nariz.

• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.

• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.

• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.

• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

 

A doença

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

 

FONTE: PORTAL BRASIL